Seminário "Empoderar as comunidades para prevenção e cuidados da diabetes - Uma abordagem integral e sustentável em Bissau" realiza-se a 19 de abril

A sessão decorre a partir das 14h00.

20 março, 2024≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 16 de abril, pelas 14h00, o Auditório do piso 2 do edifício da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Polo I) recebe o seminário "Empoderar as comunidades para prevenção e cuidados da diabetes - Uma abordagem integral e sustentável em Bissau".

A sessão vai estar a cargo de Ricardo Bordón, especialista em Medicina Geral e Familiar e Presidente da ONGD Together International Portugal. É coordenador do projeto financiado em 2024 pelo Instituto Camões na Guine Bissau onde várias organizações são parceiras na sua implementação, incluindo a Universidade de Coimbra.

O projeto pretende contribuir para a implantação de um sistema multidisciplinar forte, com efeitos multiplicadores, de gestão integrada da DM (diabetes mellitus 1, 2 e gestacional), para um ganho em saúde sustentável e com impacto futuro na sociedade na Guiné-Bissau. Inclui vários parceiros: Ministério da Saúde (Departamento Doenças Não Transmissíveis), a Associação Nacional Defensora dos Diabéticos (ANDD) da Guiné-Bissau, e respetiva Clínica Nacional da Diabetes (CND) e a ABIPTOM, empresa de tecnologias de informação.

A Universidade de Coimbra é um dos parceiros internacionais do projeto a desenvolver trabalho no terreno, nomeadamente, um projeto sobre a prevalência da diabetes e obesidade, a nível nacional, em Bissau e nas regiões, contando com 3000 pessoas. Juntam-se a Fundação José Manuel In-Uba (esta em Portugal, mas também na Guiné-Bissau , que se tem dedicado a capacitação e formação de técnicos de saúde) e a Associazione Italiana Amici di Raoul Follereau.

Ricardo Bordón


Médico do Instituto Nacional de Emergência Médica desde 1996, com Competência Ordem dos Médicos, Instrutor Internacional de Gestão de Crise e Catástrofe, Consultor do grupo de Trabalho da OMS para Emergency Medical Team para Europa, Coordenador dos Cursos para Técnicos de Emergência Pré- hospitalar no CODU de Coimbra. Trabalha na Viatura Médica de Emergência e Reanimação VMER de Viseu, Urgência de Viseu e CUF de Viseu.


2000 - Integrou e coordenou a Equipa Portuguesa do I.N.E.M. e de Ajuda Humanitária à República de Moçambique.
2004 - 2005 SRI-LANKA, Coordenou a missão Portuguesa de Ajuda Humanitária que rumou ao Sri Lanka para assistir às vítimas do Tsunami no Sudeste Asiático.
2005 - Coordenador de Emergência Médica na 10o Reunião Geral Anual da SARPCCO, Angola
2006 - Realizou uma Missão exploratória a Moçambique e Cabo Verde com o objetivo a preparação de projetos para a presentação da candidatura à linha de financiamento Grant Application Form/ Budget.
2010 - Coordenador da missão humanitária no terramoto do Haiti com o objetivo da preparação e implementação dos projetos de Ajuda Humanitária e Desenvolvimento nas unidades de saúde locais.
2013 - Coordenador da missão humanitária no Tufão Yolanda nas Filipinas com o objetivo Ajuda Humanitária e de Emergência nas zonas afetadas.
2022 - Coordenador da missão humanitaria da ONGD /Together international Portugal as vítimas da guerra entre Rússia e Ucrânia.
2023 - Coordenador da missão da ONGD/ Together Internacional Portugal as vítimas do terremoto da Turquia, coordenando assistência médica humanitária na zona de HATAY, estando com vários projetos um deles em parcerias com ONG Ação contra a Fome

Partilhe