Sensibilizar, educar e formar os estudantes da UC para a inovação e empreendedorismo

O projeto Académica Start UC já conta com 140 embaixadores envolvidos, mais de 42.500 participantes, quase 500 parceiros complementares e mais de 190 iniciativas realizadas.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
10 dezembro, 2021≈ 2 mins de leitura

Os embaixadores Académica Start UC tomaram posse no auditório do Museu da Ciência da UC

© UC | Paulo Amaral

Vontade de fazer algo diferente, aumentar a rede de contactos ou mesmo saber como empreender são alguns dos motivos que levaram cerca de 30 estudantes da Universidade de Coimbra (UC) a serem embaixadores da 6.ª edição da Académica Start UC.

Criado pela Universidade de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo "é um projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes da UC para a inovação e empreendedorismo com estudantes de diferentes áreas de saber responsáveis por promover uma política de proximidade junto dos seus pares através da realização de iniciativas locais para a inovação e empreendedorismo", explica a organização.

“São 6 anos de intervenção nas várias comunidades académicas na grande família da Universidade de Coimbra”, afirma o presidente a AAC, João Assunção.

João Assunção ressalta que “são largas dezenas de projetos e eventos de empreendedorismo que já motivaram milhares de estudantes ao longo das 6 edições”. Desde o seu início, no ano letivo 2016-2017, o projeto conta já com 140 embaixadores envolvidos, mais de 42.500 participantes, quase 500 parceiros complementares e mais de 190 iniciativas realizadas.

Eis o que pode fazer:

"Académica Start UC é uma bandeira da Universidade de Coimbra", afirma o Vice-Reitor, Luís Simões da Silva, e “tem um modelo que é sui generis, diferente de todas as outras ações de empreendedorismo que já existem”. A iniciativa usa como base os 26 núcleos de estudantes da AAC e cinco estudantes de doutoramento.

Para esta edição “vamos tentar puxar um pouco mais por eles”, esclarece o Vice-Reitor para a área da Inovação e Empreendedorismo, “lançámos um desafio diferente, introduzindo um projeto coletivo e outro individual” a todos os embaixadores.

"Durante um ano letivo, estes embaixadores e embaixadoras são capacitados em áreas tão diferentes como comunicação, soft skills, empreendedorismo ou cooperação, tendo já nesta edição ficado a saber mais sobre ecossistemas de inovação, contactado com empreendedores made in Coimbra ou participado em serious games", acrescenta a organização.

O projeto conta com o apoio do Santander Universidades e atualmente também com o apoio da Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.