Académica Start UC distinguiu três Embaixadoras do Ano

Gala marcou o final da 7.ª edição do projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes para a inovação e empreendedorismo, que incluiu um total de 54 iniciativas, com cerca de 8000 participantes.

30 junho, 2023≈ 4 mins de leitura

Helena Santos (estudante em Psicologia Organizacional), Maria Inês Roque (estudante de Relações Internacionais) e Marta Graça (estudante do Doutoramento em Direito) foram distinguidas como as Embaixadoras do Ano da 7.ª edição do Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo, um projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes para a inovação e empreendedorismo, criado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Associação Académica de Coimbra (AAC).

A distinção teve lugar no jantar de Gala que encerrou a 7ª. Edição deste projeto e que se realizou ontem, dia 29 de junho, tendo as agraciadas sido responsáveis por iniciativas que foram desde a reativação de uma júnior iniciativa, até um evento de economia circular, passando também pela discussão de tópicos como os direitos do trabalho, literacia financeira ou a reabilitação de espaços.

Nesta 7.ª edição do Académica Start UC foram realizadas um total de 54 iniciativas, que contaram com quase 8000 participantes presenciais e virtuais e o apoio de 160 parceiros complementares.

Definindo a ASUC como um “excelente instrumento para fazermos mais e melhor”, a Pró-Reitora da UC para o Empreendedorismo, Gabriela Fernandes, deixou o repto para que os “embaixadores não se esqueçam de deixar as lições aprendidas aos novos embaixadores”-

Já o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, acrescentou que “esta iniciativa é uma mais-valia imensa da nossa Universidade para os nossos universitários e é muito própria do ecossistema de cidade estudantil que Coimbra tem e é”.

A diretora do Santander Universidades, Inês Gouveia, relembrou que “o empreendedorismo não é só fazer uma empresa, é deter uma atitude empreendedora e com uma atitude empreendedora mudamos o mundo”, enquanto o presidente da AAC, João Caseiro, afiançou que o “papel dos embaixadores é assegurar que o empreendedorismo, especificamente através da ASUC, é fomentado na nossa academia”.

A gala de encerramento desta edição contou também com a presença de uma mesa-redonda que juntou Cláudia Acabado, Co-Fundadora e Designer da Bloco, Joana Pires Araújo, Co-Fundadora e Co-Diretora da Coimbra Coolectiva, e Rui Marques, CEO da SmartArchViz e músico dos Quatro e Meia, para discutirem percursos (im)previsíveis no Empreendedorismo com moderação de Tânia Covas, Chefe de Divisão de Empreendedorismo e Atividades Económicas da Câmara Municipal de Coimbra.

Criado pela Universidade de Coimbra e pela AAC com o apoio do Santander e, atualmente, também da Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, este projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes da UC para a inovação e empreendedorismo conta anualmente com cerca de 30 estudantes de diferentes áreas de saber responsáveis por promover uma política de proximidade junto dos seus pares através da realização de iniciativas locais para a inovação e empreendedorismo. Desde o seu início, no ano letivo 2016/17, o Académica Start UC já envolveu 198 embaixadores, em quase 300 iniciativas realizadas, contando com mais de 55000 participantes e 650 parceiros complementares.

As estudantes distinguidas como Embaixadoras do ano recebem como prémio uma formação internacional, na área da Inovação e Empreendedorismo.