Universidade de Coimbra e Empowered Startups assinam protocolo para atrair investimento direto estrangeiro

UC junta-se à rede de parceiros da empresa canadiana, que pretende captar investidores para projetos de investigação e inovação.

R(
Rui Marques Simões (texto)
K(
Karine Paniza e Maria Cano (vídeo)
16 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC I DCOM

A Universidade de Coimbra (UC) e a Empowered Startups, multinacional canadiana com escritório em Évora, assinaram esta terça-feira (16) um memorando de entendimento para atração de investimento direto estrangeiro e de novos projetos de investigação científica. Com este acordo, a UC junta-se à rede de universidades e politécnicos que já trabalham com a Empowered Startups em Portugal.

Em Portugal desde 2019, a Empowered Startups tem trazido para o País profissionais estrangeiros altamente qualificados, com experiência no empreendedorismo e capacidade para investir e liderar negócios. Estes empreendedores e empresários financiam diretamente projetos de investigação científica e, com os resultados dessa investigação, criam novos produtos, serviços e soluções inovadoras. Este trabalho permite a atração de investimento direto estrangeiro para as instituições de ensino superior e a sua constituição enquanto parceiras tecnológicas destes novos negócios.

Eis o que pode fazer:

“É com enorme satisfação que concretizamos esta parceria com a Universidade de Coimbra”, diz Christopher Lennon, Presidente da Empowered Startups. “Conhecemos a história e a qualidade do trabalho desenvolvido nesta instituição, e sabemos que esta será uma parceria muito importante para os empreendedores com quem trabalhamos. Daqui para a frente, vamos ajudar a atrair investimento e pessoas qualificadas, para que daí possam nascer novas empresas com potencial global”.

“O acordo que agora celebramos com a Empowered Startups é mais um contributo para cumprirmos da melhor forma um dos pilares da missão da Universidade de Coimbra: a transferência de conhecimento para a sociedade”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “Somos uma universidade de referência, com elevado número de patentes e muitos projetos capazes de criar valor. E acredito que esta parceria pode trazer frutos bastante positivos para todas as partes”, acrescenta.

Presente na cerimónia, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, salientou que com estas parcerias “as empresas nascem logo globais”, relembrando que “não há desenvolvimento sem conhecimento, sem Investigação & Desenvolvimento e se não apostarmos nas nossas Instituições de Ensino Superior”, sendo que “longe do Porto e de Lisboa esta responsabilidade duplica, triplica”.

Eis o que pode fazer:

Durante a cerimónia, o diretor de parcerias e projetos em Portugal da Empowered Startups, Francesco Berrettini, referiu que “Coimbra representa um parceiro muito relevante” para a empresa por várias razões, sendo uma delas a “importância e impacto da transferência e tecnologia a nível mundial”.

Em fevereiro de 2023, a Empowered Startups entregou ao Governo uma Carta de Compromisso onde prometeu atrair para Portugal 250 empreendedores e dez milhões de euros de investimento direto estrangeiro. Até ao momento, a empresa já atraiu 60 empreendedores e mais de três milhões de euros de investimento para universidades e institutos politécnicos portugueses.