Spinoff RDefine aposta no bem-estar animal

A nova spinoff de base tecnológica da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra aposta na investigação em Saúde através do bem-estar animal.

10 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

A RDefine, Lda. tem como missão desenvolver uma abordagem inovadora que promova o bem-estar em experimentação animal. A solução, baseada numa tecnologia patenteada, permite o doseamento oral de compostos bioativos, medicamentos e produtos de saúde, de forma voluntária, não-invasiva e sem stress em animais de laboratório.

A spinoff apresenta-se também como prestadora de serviços no âmbito da redefinição de práticas de bem-estar animal relacionadas com os processos de investigação pré‑clínico in vivo. A tecnologia desenvolvida tem impacto na academia, sobretudo na forma como se administra compostos bioativos em animais de experimentação, passando a ter como potenciais clientes não só investigadores, mas também o tecido empresarial farmacêutico, agroalimentar, químico, biotecnológico e veterinário.

A spinoff nasceu da colaboração entre dois investigadores do Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Sofia Viana e Flávio Reis (ambos alumni UC), e tem como missão desenvolver uma abordagem inovadora que promova o bem-estar em experimentação animal. A equipa inclui também a investigadora Sara Nunes, alumna UC e ESAC-IPC, que, juntamente com Sofia Viana, é docente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do IPC e Pedro Vieira, bolseiro e estudante de doutoramento na FMUC, combinando valências interdisciplinares nas áreas de Ciências Biomédicas, Bioquímica, Farmácia, Química Medicinal e Biotecnologia.

A criação de mais uma spinoff no seio da UC, desta feita, com participação do IPC demonstra a importância e centralidade da transferência e valorização do conhecimento gerado em atividades de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I) com o intuito de promover o crescimento económico, a disrupção no mercado e o interesse público de atividades desta natureza.