TIMEUP é a nova spinoff da UC

Reduzir infeções do trato urinário é a missão da TIMEUP, Lda., a mais recente spinoff a nascer no seio da Universidade de Coimbra (UC).

18 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

A equipa que compõe a TIMEUP Lda.

© All rights reserved

A spinoff TIMEUP, Lda. nasce de uma colaboração interdisciplinar de investigadores. O objetivo é diminuir as infeções do trato urinário, que representam um terço das infeções que ocorrem nos hospitais e unidades de cuidados continuados, reduzindo o uso de antibióticos.

A equipa, formada por microbiólogos e investigadores da área dos biomateriais poliméricos, de diferentes centros de investigação de Coimbra, desenvolveu um dispositivo de diagnóstico que informa os profissionais de saúde de uma possível infeção mesmo antes do aparecimento de qualquer sintoma. Assim, pretende evitar-se o processo de recolha de amostra para análise e a análise microbiológica em laboratório hospitalar, o que reduz significativamente o uso de consumíveis e reagentes associados aos métodos de diagnóstico.

Atualmente, a TIMEUP, Lda. já desenvolveu um protótipo laboratorial funcional e encontra-se em fase de preparação, angariação de financiamento e parceiros para fazer um ensaio clínico piloto para a prova de conceito em humanos, passo essencial para a validação do produto. A tecnologia encontra-se em fase de proteção da propriedade intelectual, estando prevista a submissão do pedido internacional de patente ainda este ano.

A TIMEUP, Lda. é constituída por Susana Alarico do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC; Igor Tiago do Centro de Ecologia Funcional da UC; Paula Ferreira do Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade do Instituto Politécnico de Coimbra; Marta Santos e Marcos Mariz, ambos do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta da UC.

No final do mês de agosto foi assinado um acordo de investimento entre a TIMEUP, Lda. e a Portugal Ventures, S.A., no âmbito do programa INNOV-ID, que inclui apoio financeiro ao projeto no valor de 100 mil euros, e apoio no desenvolvimento do negócio.

A criação de mais uma spinoff no seio da UC, através da valorização dos ativos intelectuais, contribui para o ecossistema de inovação e é mais um exemplo de transferência de conhecimento da investigação produzida em contexto académico colocada ao serviço da sociedade.