"Tornar a Faculdade de Medicina mais flexível e ágil", Carlos Robalo Cordeiro reeleito para diretor da FMUC

Carlos Robalo Cordeiro foi eleito diretor da FMUC para o biénio 2021-2023. Cerimónia decorreu na Sala do Senado a 2 de dezembro de 2021.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
02 dezembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Carlos Robalo Cordeiro tomou posse como diretor de “uma escola que tem no seu interior e assume os dois mestrados com a classificação mais alta da Universidade de Coimbra (UC)”. O diretor reeleito da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) admite que é uma “grande responsabilidade” e que “uma escola que se pretende mais atrativa deve olhar de forma exigente para os serviços que oferece”. O docente assumiu o ensino e a mudança de paradigma para a nova formação de médicos em Portugal como um dos aspetos "essenciais" da FMUC para o mandato.

Dos vários pontos de ação que se propõe para os próximos dois anos, Carlos Robalo Cordeiro destaca ainda "a constituição de um laboratório em comunicação e saúde" para uma maior promoção da literacia em saúde para públicos diferenciados. A articulação e boas relações institucionais entre a UC, a FMUC e o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC) foram também ressaltadas. De acordo com o diretor, são as redes que vão criar as “condições para elevar Coimbra a Capital da Saúde”.

Durante a cerimónia, o responsável admitiu que há alguns desafios para a faculdade. Com a expansão do polo das Ciências da Saúde, Carlos Robalo Cordeiro admite que gostaria de ver proposta “uma renovação da nomenclatura do edificado", por exemplo através do lançamento de "um concurso de ideias para renomear esses edifícios, dando assim mais dignidade aos mesmos”.

“A forma que a FMUC tem vindo a crescer” foi apontada com satisfação pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão. O responsável mostrou-se atento às preocupações do diretor da FMUC e garantiu que “acabar as obras do polo 3 é fundamental para a saúde”.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: