Trazer a Sustentabilidade para a Ciência

O simpósio da rede GreenLabs Portugal decorreu a 22 de setembro na Universidade de Coimbra sob o mote “Promover a Sustentabilidade na Investigação”.

MC
Maria Cano
22 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

“Temos de começar por algum lado e a investigação é um bom sítio!”. Foi assim que o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Investigação, João Ramalho-Santos, se dirigiu aos participantes do simpósio da rede GreenLabs Portugal, cuja primeira edição decorreu na UC.

Durante o dia, vários stakeholders debateram tópicos como a sustentabilidade na investigação científica, passos para criar um green lab ou dicas para uma investigação amiga do ambiente.

Também presente no evento, a Pró-Reitora da UC para o Planeamento e a Sustentabilidade, Patrícia Pereira da Silva, explicou que “esta é a primeira de várias iniciativas inserida nos Dias da Sustentabilidade” que têm lugar na UC entre 22 e 29 de setembro. A responsável teve ainda a oportunidade de partilhar várias ações levadas a cabo pela Universidade que é a “mais sustentável em Portugal e a 29.ª no mundo”.

O coordenador do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), Luís Pereira de Almeida afirmou que “este dia marca um importante momento” e deixou um desafio: “que a nossa jornada partilhada à volta da sustentabilidade seja impactante”.

Um dos temas em destaque foi a ‘Sustentabilidade na Ciência’, onde se reforçou que o “grande desafio é o comportamento humano” e que é “preciso consumir menos e melhor”, nas palavras de Sílvia Machado, diretora executiva para a sustentabilidade da Confederação Empresarial de Portugal. Também Joana Magalhães, da rede GreenLabs Portugal, deixou pistas para os investigadores na área. “Começar com pequenas ações como reutilizar, reciclar, desligar luzes ou equipamentos”, sublinhou.

Saiba mais sobre o simpósio aqui.

Sobre a GreenLabs Portugal

Rede de “equipas verdes” portuguesas de institutos de investigação que promovem práticas de investigação sustentáveis para reduzir o impacto ambiental da investigação em Portugal.

Tem como missão promover e apoiar a criação de iniciativas green lab em Portugal e fomentar colaborações entre estas.

Faz parte da rede Europeia SELs - Sustainable European Laboratories Networks.

Conta atualmente com nove membros localizados em Lisboa, Elvas, Coimbra (GreenLabs CIBB), Aveiro e Porto.

Mais informações sobre a rede GreenLabs Portugal aqui.