TREASURE pretende recompensar estudantes da UC pela implementação de práticas de investigação reprodutível, reutilizável e aberta
Financiado com 30 mil euros, este projeto-piloto visa implementar na Universidade de Coimbra práticas para a promoção da ciência aberta, contribuindo, assim, para métricas alternativas à avaliação de desempenho.
A Universidade de Coimbra (UC) foi uma das 25 instituições europeias com projetos financiados na primeira ronda do CoARA Boost. O projeto Transforming Research Assessment through Responsible Research training of Early Stage Researchers: A pilot study (TREASURE), recentemente iniciado, é um projeto-piloto institucional que visa criar incentivos formais, através do desenvolvimento de procedimentos transversais aos diferentes cursos da UC, para reconhecer formalmente os mestrandos e doutorandos da UC que optem por implementar práticas de investigação reprodutíveis, reutilizáveis e abertas nas suas teses de investigação, respeitando a diversidade epistémica e as caraterísticas únicas dos estudos individuais.
O multidisciplinar conselho consultivo local do projeto definirá as práticas de investigação a avaliar, bem como os critérios e procedimentos de avaliação – adaptáveis a diferentes cursos e domínios de investigação – para a atribuição da certificação adicional facultativa. O conselho local, que reuniu pela primeira vez nos dias 26 e 28 de fevereiro, integra coordenadores de mestrado e doutoramento, orientadores e estudantes das Unidades Orgânicas da UC.
O TREASURE foi financiado no âmbito da iniciativa internacional Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA) na primeira ronda do programa de financiamento em cascata CoARA Boost, como projeto-piloto institucional. O mecanismo CoARA Boost apoia as instituições europeias na implementação dos 10 compromissos do Acordo para Reforma da Avaliação da Investigação (ARRA), com o objetivo de introduzir mudanças nas práticas de avaliação da investigação.
O projeto TREASURE foca-se, em particular, no primeiro compromisso do acordo: reconhecer a diversidade de produtos e atividades de investigação. Os projetos-piloto institucionais permitem às organizações testar novos modelos e abordagens de avaliação em áreas específicas, promovendo a experimentação de novos indicadores e ferramentas de avaliação.
Este projeto é liderado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (iiiUC), sendo coordenado pelo Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos, com o contributo científico da investigadora Tracey Weissgerber (ERA Chair EXCELScIOR). Vai contar com a colaboração de membros de várias Unidades Orgânicas e de Investigação & Desenvolvimento da UC.
Mais informações sobre o projeto TREASURE estão disponíveis em www.uc.pt/iii/treasure/.