UC anuncia obras de revitalização do edifício-sede da Associação Académica de Coimbra

Empreitada, que vai decorrer entre maio e outubro de 2022, envolvendo um investimento de 200 mil euros, “é o primeiro passo” de uma intervenção mais profunda no imóvel da Rua Padre António Vieira

RS
Rui Marques Simões
19 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) apresentou esta terça-feira (dia 19), em conferência de imprensa, o projeto de obras de reabilitação e conservação do edifício-sede da Associação Académica de Coimbra (AAC). A empreitada, que vai decorrer entre maio e outubro de 2022, envolvendo um investimento de 200 mil euros, “é o primeiro passo” de uma intervenção mais profunda no imóvel da Rua Padre António Vieira: “Depois iremos continuar a trabalhar”, garantiu o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

A obra agora anunciada tem como objetivo a “realização de trabalhos de reabilitação e conservação das coberturas e juntas de dilatação” do edifício-sede da AAC, explicou o Vice-Reitor da UC para Património, Edificado e Infraestruturas, Alfredo Dias. Previstos na empreitada estão trabalhos de reabilitação das coberturas (para resolução de problemas de infiltração), a melhoria das condições de isolamento térmico e eficiência energética, a reabilitação da rede de águas pluviais (tubos de queda, ralos, caleiras, etc), a substituição de cobertura em fibrocimento na zona da sala de estudo, reparações interiores e exteriores de juntas de dilatação verticais e horizontais e outros trabalhos complementares.

O Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG-AAC), João Assunção, manifestou “muito agrado e satisfação” pelo facto de a Reitoria ter sido “muito sensível às necessidades apontadas pela DG-AAC, para a preservação do edifício”. “Este é um investimento de risco zero numa academia mais forte, de intervenção cívica, cultural, desportiva e política como não há igual”, enfatizou o dirigente estudantil.

O Reitor da UC ouviu “com orgulho” a afirmação do Presidente da DG-AAC a Associação Académica de Coimbra é a organização estudantil “com as melhores condições do país” e prometeu continuar a investir nisso. “Vamos continuar. O miolo do edifico será objetivo de intervenção logo a seguir. Criar condições para o associativismo é absolutamente vital”, concluiu Amílcar Falcão.

Partilhe