UC apresenta segunda fase das obras de reabilitação do edifício-sede da AAC

Empreitada. com um investimento estimado de mais de 200 mil euros, será centrada na substituição das instalações elétricas do imóvel

25 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Foram apresentadas esta terça-feira, dia 25, as linhas gerais da segunda fase das obras de reabilitação e conservação do edifício-sede da Associação Académica de Coimbra (AAC). A empreitada, centrada na substituição das instalações elétricas do imóvel, com um investimento estimado de mais de 200 mil euros, foi anunciada numa conferência de imprensa com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, do Vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Infraestruturas, Alfredo Dias, do Presidente da Direção-Geral da AAC, João Caseiro, e do Administrador da AAC, Rodrigo Marques.

Estimada para avançar em 2023/2024, após um período de 9 a 12 meses para contratação, elaboração e licenciamento do projeto, a empreitada de substituição das instalações elétricas será mais uma etapa na requalificação do edifício da Rua Padre António Vieira. “A requalificação do edificado da Universidade de Coimbra é uma prioridade para nós”, afirmou o Reitor, sublinhando as estreitas relações da UC com a AAC, “um parceiro essencial”.

Esta segunda fase segue-se a uma primeira empreitada, realizada entre maio e outubro, em que foram reabilitadas as coberturas e a fachada do edifício (também com um investimento de cerca de 200 mil euros). O Vice-Reitor Alfredo Dias realçou a estreita articulação com a AAC em todo o processo: “Esta obra foi um bom exemplo de como, mesmo com imponderáveis, com compreensão e diálogo é possível cumprir os objetivos”.

À intervenção nas instalações elétricas seguir-se-ão outras que completem a reabilitação do edifício-sede da AAC. “Não ficaremos pela fase 2. Haverá outras intervenções – de menor monta, mais sectoriais – até o edifício estar devidamente requalificado”, rematou o Reitor Amílcar Falcão.