UC assina convénio com a Universidade Estadual de Campinas

18 abril, 2016≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) vai estabelecer um protocolo de cooperação com a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. O convénio, que será assinado na terça-feira, dia 19, abrange os estudos brasileiros, nas várias áreas disciplinares da Faculdade de Letras da UC.

Segundo Osvaldo Silvestre, coordenador do Instituto de Estudos Brasileiros da FLUC, o acordo visa “reforçar a massa crítica da UC na área dos Estudos Brasileiros” e criar “condições institucionais para um intercâmbio de professores e estudantes e para a criação de cursos em co-tutela entre as duas universidades”.

O programa do dia 19 começa às 10 horas, no Museu Nacional Machado de Castro, com o lançamento do livro “Teatro do Sacramento”, de Alcir Pécora, coordenador do convénio, por parte da UNICAMP. Trata-se de uma edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, com apresentação de Paulo Pereira. “Teatro do Sacramento” busca construir um verossímil histórico em que os domínios da Teologia, da Política e da Retórica não se opõem e sequer admitem autonomia entre si, pois isto equivaleria ao fracasso da via unitiva tomista, que postula analogia entre o ente finito da criatura e o puro ato de ser de seu Criador.

O convénio entre a UC e a Unicamp é assinado às 11h30m, no Instituto de Estudos Brasileiros da FLUC. À tarde, será projetado o filme O Crime da Cabra, uma produção da UNICAMP com os atores Lima Duarte, Arlette Salles e Laura Cardoso. A sessão tem início às 16h30m, na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras.