UC dá o primeiro passo para a construção da escola do futuro

O lançamento da Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica, organizada pela Universidade de Coimbra em parceria com o Consórcio STHEM Brasil, SEMESP, Arizona State University e Instituto Tecnológico de Monterrey no México conta com cerca de 120 participantes.

KP
Karine Paniza
Ana Bartolomeu
09 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Pensar e preparar a escola para os desafios atuais e do futuro, juntando a Universidade de Coimbra (UC) a investigadores e professores de instituições internacionais parceiras e a escolas do ensino básico e secundário com projetos inovadores é o mote para a Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica.

Organizada pela Universidade de Coimbra em parceria com o Consórcio STHEM Brasil, SEMESP, Arizona State University e Instituto Tecnológico de Monterrey no México, a iniciativa conta com cerca de 120 participantes. Entre 9 e 11 de janeiro os presentes que vão ter a oportunidade de participar em mesas redondas e workshops destinados à comunidade de docentes e que vão abordar temáticas no âmbito da inovação pedagógica.

“Hoje é, para nós, um dia muito especial”, afirma a Vice-Reitora para os assuntos académicos e atratividade de estudantes pré-graduados da UC, Cristina Albuquerque. “Acreditamos que a reflexão e a mudança fundamentada de paradigma de modelos de ensino e aprendizagem são um passo essencial para a afirmação dos valores da escola”, garante.

Eis o que pode fazer:

O intuito é dar o "primeiro passo na construção de um ecossistema internacional de formação de docentes em inovação pedagógica numa perspetiva de construção da escola do futuro". Para o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, a "educação, em primeira instância, é liberdade. Educação é cidadania. Educação é conhecimento.” Defende ainda que “o objetivo é formar adultos responsáveis e preparados para viver em democracia e liberdade".

Com a qualidade de ensino no topo das ações, o lançamento da Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica contou também com a assinatura de protocolos bilaterais de colaboração estratégica entre a Universidade de Coimbra e diversas entidades do ensino superior e secundário. “O envolvimento dos parceiros nacionais e internacionais é um fator decisivo para o sucesso do que pretendemos", acrescenta o Reitor da UC.

A Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógicaconta com o apoio do programa PRR – Programa de Recuperação e Resiliência e é direcionado a toda a comunidade docente.

Saiba mais sobre o evento aqui.