Inovação@UC local onde são lançadas tendências

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade de Coimbra junta no mesmo espaço quem inova, quem quer inovar e quem quer aprender como se faz.

Mv
Marta Costa e Maria Cano (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
05 dezembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

Várias centenas de pessoas passaram pelo Convento São Francisco, em Coimbra, a 5 de dezembro, para marcar presença no Inovação@UC. O evento é um local “onde são lançadas tendências” e onde se pretende “provocar impacto dentro da comunidade académica e dentro da Universidade para que se criem ideias e se lancem para o terreno”.

É esta a convicção do Coordenador da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC), Alcino Lavrador. A comissão, a par com a Divisão de Transferência de Tecnologia da UC, designada UC Business, é a responsável pela 3.ª edição da iniciativa.

Durante a abertura, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, referiu ser uma honra “estar aqui num momento de afirmação de grande inovação” da UC. Já o Reitor da Universidade, Amílcar Falcão, enfatizou que a iniciativa serve para “ouvir aquilo que é a força da UC na investigação e na inovação” e que a Universidade tem agora um regulamento para spinoffs em consulta pública, algo pertinente na área.

A presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, lembrou, através de mensagem em vídeo, que a iniciativa foi um “sonho do professor Norberto Pires", que foi concretizado e está em crescimento.

“Portugal precisa de estar no mapa da inovação” ou “fracassar é uma coisa maravilhosa e temos de aprender a lidar com isso” foram apenas algumas das ideias lançadas à plateia pela keynote speaker presente, a diretora de Inovação do Grupo Brisa, Ana Almeida Simões.

O evento permitiu mostrar presencialmente vários projetos inovadores em curso na UC e também apresentar outros tantos em áreas tão díspares como o setor automóvel, medicamentos, energia, património cultural, ou bem-estar.

Em várias palestras estiveram em destaque projetos inseridos nas agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as quais pretendem consolidar e expandir sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico nacional.

No Inovação@UC houve ainda espaço para uma mesa-redonda intitulada "Portugal 2030 e o PRR - oportunidades e desafios", que contou com responsáveis do PRR, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Foram ainda anunciadas as vencedoras da 2.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires, Ana Fortuna e Joana Bicker, docentes da Faculdade de Farmácia da UC e investigadoras do Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research. PkXplorer®Epi é o projeto distinguido que desenvolve modelos de individualização posológica para doentes com epilepsia.

A encerrar o dia, que incluiu também momentos de networking, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, referiu que é importante que academia e empresas dialoguem. Acrescentou ainda que atualmente há dois instrumentos para o efeito: laboratórios colaborativos e agendas mobilizadoras. A responsável reafirmou o compromisso com "um ensino superior robusto, eficaz e que aposte nos jovens".