UC e CELTEJO firmam acordo para “olhar mais longe”

"Esta parceria é para sermos os melhores do mundo", afirmou João Gabriel Silva durante a cerimónia.

16 setembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Através de “um processo de construção de confiança mútua, que já começou há algum tempo”, a Universidade de Coimbra (UC) e a CELTEJO – Empresa de Celulose do Tejo, S. A. assinaram hoje um protocolo de colaboração estratégica. Nas palavras do reitor da UC, João Gabriel Silva, esta é uma parceria que “permite olhar mais longe”. Os objetivos do acordo são de “cooperação estratégica nas áreas de investigação, informação e extensão universitária”.

“É uma parceria com uma missão”, afirmou ainda o reitor da UC. Para João Gabriel Silva, o documento assinado hoje na Sala do Senado “tem um enorme potencial de projetar o departamento de Engenharia Química, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) e a UC”.

João Gabriel Silva disse ainda que a UC está a “aceitar o desafio”. O objetivo com a parceria é “sermos os melhores do mundo”. “Queremos, nalguns aspetos, ter o máximo de impacto”, referiu o responsável da UC.

O diretor fabril da CELTEJO, Carlos Jordão Coelho, sublinhou a importância do “know-how” dos grupos de investigação da FCTUC para o trabalho desenvolvido na empresa. “Para aumentar a produtividade, temos de inovar o produto e para isso precisamos de grupos assim” referiu. “É com este tipo de iniciativas que criamos riqueza no nosso país”, acrescentou ainda Carlos Jordão Coelho.

Também o investigador do Departamento de Engenharia Química da FCTUC, Jorge Coelho, presente na cerimónia, desvendou um pouco do trabalho que tem vindo a ser feito em parceria com a CELTEJO nos últimos três anos. O investigador explicou que estão a desenvolver polímeros (moléculas grandes que são constituídas pela repetição de unidades estruturais) e conseguiram “sintetizar i material à medida da aplicação, melhorando várias propriedades da pasta de papel”.

A cerimónia realizou-se a 16 de setembro, na Sala do Senado da Reitoria da UC.