UC lança Pós-Graduação em Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura no Campus da UC na Figueira da Foz

As inscrições estão abertas até 31 de agosto. A Pós-Graduação será ministrada entre 23 de setembro de 2023 e 25 de maio de 2024.

CF
Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz
17 agosto, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Já estão abertas as inscrições para a nova Pós-Graduação em “Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura” que a Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz (CUCFF). A Pós-Graduação será ministrada entre 23 de setembro e 25 de maio de 2024.

O principal foco desta formação são as dinâmicas antropogénicas que ocorrem nas áreas costeiras, com destaque para as oportunidades e desafios associados às atividades de lazer e turismo, impulsionando o Blue Growth. Este conceito (Blue Growth) refere-se ao desenvolvimento sustentável do setor marítimo e costeiro, com foco na economia do mar, ou economia azul. Envolve a exploração e gestão de recursos marinhos de forma a garantir benefícios económicos, sociais e ambientais a longo prazo.

Este programa consiste na promoção e criação de valor e o crescimento sustentável da economia azul, focando na investigação e formação nas áreas marinhas e marítimas. Os principais objetivos desta formação incluem a integração das ciências sociais no âmbito das ofertas formativas relacionadas ao setor marítimo e costeiro; a disponibilização de uma oferta pós-graduada inovadora em Portugal, focada nos processos e valores associados aos ambientes aquáticos; e a incorporação, numa formação integrada e inovadora, das dinâmicas antropogénicas destacadas na Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e no Plano de Ação Litoral XX.

Para se candidatar a esta Pós-Graduação é necessário possuir o grau de licenciado/a ou, na ausência dessa formação académica, apresentar um currículo escolar, científico ou profissional considerado relevante pela equipa de coordenação do curso.

Este curso está integrado no projeto Living the Future Academy. Nesse âmbito a sua frequência é financiada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As inscrições estão abertas até 31 de agosto e as vagas são limitadas. Mais informações sobre as atividades e a oferta formativa do Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz estão disponíveis em www.uc.pt/cucff.