UC participa na Cimeira Mundial da Saúde 2023

Representantes do Centro Académico Clínico de Coimbra participam na principal conferência mundial do sector da saúde e na Assembleia Geral da M8 Alliance, que antecede a cimeira global

14 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) está a participar, até terça-feira, dia 17, na Cimeira Mundial da Saúde (World Health Summit) 2023, a decorrer em Berlim (Alemanha). O Centro Académico Clínico de Coimbra (CACC / Coimbra Health) representa a UC no evento – a principal conferência mundial do sector da saúde –, em que estarão em foco temas como o impacto das alterações climáticas, a prevenção de pandemias e as novas tecnologias digitais.

Neste conferência global, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Carlos Santos, o Subdiretor da Faculdade de Medicina da UC e Coordenador do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra, Henrique Girão, e o Coordenador da unidade R&D International Networks da UC, Jorge Figueira, são os representantes do Centro Académico Clínico de Coimbra (consórcio constituído pela UC e pelo CHUC) – que internacionalmente assume a designação Coimbra Health. A Cimeira Mundial da Saúde tem início amanhã (domingo, 15), sendo antecedida pela reunião da Assembleia-Geral da M8 Alliance – associação que reúne 28 instituições académicas e de saúde –, que decorreu hoje (sábado, 14). A Universidade de Coimbra (através do CACC) é a única instituição de ensino superior portuguesa que integra esta prestigiada aliança.

Com o tema “Um Ano Definitivo para a Ação Global em Saúde”, a Cimeira Mundial da Saúde vai reunir mais de 300 palestrantes de todas as regiões do mundo, incluindo mais de 20 ministros e numerosos representantes governamentais, assim como membros da academia, da indústria, da sociedade civil e de organizações internacionais.

A Cimeira Mundial da Saúde é o principal fórum estratégico internacional sobre saúde global, reforça a colaboração e o diálogo aberto guiado pela ciência e promove o debate sobre o tema no espírito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações sobre a edição de 2023 estão disponíveis no endereço https://www.worldhealthsummit.org/summit.html.