UC promove evento interdisciplinar que cruza artes, sustentabilidade e responsabilidade social

Iniciativa, que decorre a 27 e 28 de outubro, pretende sensibilizar professores, estudantes e produtores culturais para o papel das artes no desenvolvimento de novas competências e para a importância da elaboração de práticas artísticas sustentáveis

RS
Rui Marques Simões
10 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) organiza a 27 e 28 de outubro a 1.ª edição do Fórum Esfera(s), um evento interdisciplinar que pretende promover a reflexão, o diálogo e a formação em torno de temáticas relacionadas com o setor cultural, a sustentabilidade e a responsabilidade social das novas gerações. A iniciativa – destinada a professores e estudantes do ensino secundário, profissional e superior, assim como a artistas, criadores, produtores e formadores – combina formação teórica e prática, procurando sensibilizar para o papel das artes no desenvolvimento de novas competências e para a importância da elaboração de práticas artísticas sustentáveis.

O evento, que vai decorrer no Convento São Francisco (Coimbra), centra-se nos tópicos Ecoacting, Sustentabilidade, Formação, Experimentação, Responsabilidade social e Arte(s) - na origem da sigla Esfera(s) –, contemplando painéis de discussão, oficinas de formação e performances de música e dança. O programa completo está disponível em www.uc.pt/cultura/forum-esferas/.

A participação em todas estas iniciativas é financiada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do projeto Living the Future Academy, mas carece de inscrição obrigatória (a partir do mesmo endereço do programa), até 20 de outubro.

O Fórum Esfera(s) é organizado pela UC, tendo como parceiros institucionais os Ministérios da Educação e da Cultura (através do Plano Nacional das Artes), a Câmara Municipal de Coimbra, o Ministério da Cultura do Brasil (através do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional), a Prefeitura de Santos (Brasil) e a Universidade de Santa Cecília (Brasil). No âmbito destas parcerias, no futuro, o Fórum deverá ter edições bianuais em Coimbra, intercaladas com edições anuais na cidade brasileira de Santos.