UC recebe curso intensivo de Biologia Floral e Ecologia da Polinização

O curso, com uma componente em laboratório e outra no campo, engloba 40 horas de formação para 20 participantes oriundos de dez países europeus.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
28 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Como as flores usam cores, formas e aromas para se propagar é o mote para o curso prático e intensivo no âmbito da Ação COST do projeto ConservePlants de Biologia Floral e Ecologia da Polinização. A formação, que tem lugar entre 27 de fevereiro e 3 de março, acontece no Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia e no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

“A reprodução das plantas é crucial para a sua sobrevivência. Qualquer organismo vivo depende da reprodução para se manter na natureza”, explica a responsável pelo grupo 1 do projeto ConservePlants e investigadora do DCV/FCTUC, Sílvia Castro.

O curso prático de biologia da polinização tem como principal objetivo "formar investigadores jovens e pessoas envolvidas com conservação de plantas ao nível da determinação dos sistemas de reprodução das plantas", acrescenta.

Eis o que pode fazer:

“Perceber de que forma as flores funcionam e de que forma as plantas produzem as sementes é crucial para as conservar”, afirma a também investigadora do DCV/FCTUC. “Portanto, esta semana, vamos estar a aprender de que forma é que podemos avaliar o sistema de reprodução das plantas e ajudá-las em processos reprodutivos”.

Com um total de 40 horas, o curso prático reúne 20 participantes oriundos de dez países europeus e quatro formadores, dois da Universidade de Coimbra. A formação conta com uma componente em laboratório e outra no campo.

Saiba mais aqui.