UC reflete e debate a investigação no Ensino Superior

Evento online reuniu mais de 700 participantes para debater o futuro do Ensino Superior.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
04 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Comissão de Ensino, Investigação e Desenvolvimento do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC) deu o mote para o debate. O evento "Investigação no Ensino Superior: como e para quê? | Research in Higher Learning: how and what for?" realizou-se de forma totalmente online, reunindo mais de 700 participantes.

O objetivo do evento foi "dar a oportunidade de aparecerem ideias novas que possam ser propostas ao Conselho Geral" . Por outro lado permite que "a comunidade saiba que o CG/UC existe e está atento a estas questões possibilitando sermos interpelados pela própria comunidade académica, que é uma coisa que nos faz muita falta", explica o coordenador da comissão, João Ramalho-Santos.

"A investigação é um tema recorrente nas universidades e debatê-lo e apresentar diferentes perspetivas é uma das prioridades do mandato [do Conselho Geral]", acrescenta João Ramalho-Santos. Para o responsável, o evento também serve como motor do desejo do Conselho Geral enquanto "interlocutor da comunidade académica" neste âmbito

Eis o que pode fazer:

Também a presidente do Conselho Geral, Gabriela Figueiredo Dias, realçou a "abertura do CG/UC em dialogar com a Universidade e com a socidedade sobre os temas relacionados com a investigação e, ao mesmo tempo, a preocupação em refletir sobre esta dimensão da vida universitária e construir sobre ela uma universidade melhor". A investigação, adianta ainda Gabriela Figueiredo Dias, "permite aos estudantes aprenderem melhores técnicas no que respeita à busca de informação, mas também treina os estudantes para reconhecerem e separarem a boa da má informação".

"A UC deve ser uma universidade de investigação, e uma das questões que se coloca é justamente de que forma a investigação é um motor da dinâmica das universidades", acredita o Reitor da UC, Amílcar Falcão. "Se as respostas a todas as perguntas fossem fáceis, eventos destes não seriam necessários".

"A Universidade de Coimbra criou áreas estratégicas, precisamente para colocar a perspetiva da interdisciplinaridade, do financiamento e do contexto na universidade", acrescenta o responsável.

Todas as informações sobre o evento, aqui.

Reveja aqui a sessão na íntegra

Eis o que pode fazer: