UC Sports Week discute importância da Medicina e da preparação para atletas de alto rendimento

As mesas-redondas estão inseridas na UC Sports Week, que decorre de 8 a 14 de abril.

MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
10 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Tendo como palco a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), a UC Sports Week promoveu, a 9 de abril, duas mesas-redondas com atletas e médicos que partilharam as suas experiências na preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A Pró-Reitora da Universidade de Coimbra (UC) para o Desporto, Filipa Godinho, explicou que, este ano, a aposta da UC Sports Week passou por “duas áreas do saber que se unem de alguma forma ao Desporto”, as Ciências e Tecnologia e a Medicina.

Filipa Godinho explicou que como a UC tem muitos atletas de alto rendimento que são estudantes de Medicina, foram convidados atletas para falarem da preparação “física e mental até aos Jogos Olímpicos e Paralimpicos” durante a mesa-redonda "Estudantes-Atletas da UC nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024".

A estudante da FMUC e nadadora, Camila Rebelo, explicou que sendo estudante de alto-rendimento tem uma “grande flexibilidade para conseguir conciliar” estudos e desporto. Ainda assim é fundamental “tentar que haja um equilíbrio”.

Para Diogo Cancela, estudante na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e atleta de Natação adaptada, o “mais difícil é conciliar estudos, descanso e os treinos”. Sendo atleta de alto rendimento e com necessidades educativas especiais consegue ter mais flexibilidade nas épocas de exames ou nos horários. “Não gosto de ajuda, mas às vezes é necessário e a UC apoia-me quando é preciso”, remata o atleta paralímpico.

Francisca Laia, já a exercer Medicina e atleta de Canoagem, deixa conselhos aos mais novos. Frisa a importância do descanso. Mas não só. “Relativizar e ir fazendo as coisas ao ritmo que é possível”, pois “podemos parecer super-heróis e máquinas, mas somos humanos e também temos as nossas limitações”, diz a antiga Estudante da FMUC.

Na segunda parte, mais técnica, foram convidados “oradores que já estiveram nos Jogos Olímpicos a coordenar equipas técnicas”, sendo o objetivo transmitir a “preparação e o acompanhamento dos atletas nestes grandes eventos desportivos”, referiu Filipa Godinho.

Na sessão "A importância da equipa médica para as comitivas portuguesas em grandes eventos desportivos", os médicos Ricardo Aido e Jaime Antunes partilharam a sua experiência, tendo-se abordado também questões como a classificação médica desportiva funcional.

O subdirector da FMUC, José Guilherme Tralhão, relembrou as “fortes ligações entre a prática desportiva e a saúde”, salientando que a “vivência desportiva é fundamental para a socialização e para o trajeto universitário”.

A UC Sports Week, que segundo Filipa Godinho pretende criar sinergias entre o Desporto e as outras áreas de saber da UC, decorre de 8 a 14 de abril. Saiba mais em desporto.uc.pt.