UC Sports Week promove o desporto nos diferentes polos da Universidade de Coimbra

Iniciativa decorre entre 8 e 14 de abril e inclui ações como uma Mega Aula do programa Pausa + Ativa no Pátio das Escolas.

RS
Rui Marques Simões
04 abril, 2024≈ 4 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) promove, de 8 a 14 de abril (de segunda a domingo), a primeira edição da UC Sports Week, uma semana que pretende levar o desporto (e os seus benefícios) aos vários polos da UC, ligando-o também a outras áreas do saber. A iniciativa contempla aulas abertas (de exercício físico), conferências e mesas-redondas, entre muitas outras iniciativas – incluindo a apresentação das equipas AAC/UC participantes nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2024.

A UC Sports Week arranca na segunda-feira, 8, às 11h00, no Estádio Universitário, com a conferência de imprensa de apresentação da candidatura da Associação Académica de Coimbra (AAC) à organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2025 – com o apoio da UC e da Câmara Municipal de Coimbra. Também nesse dia, decorrem, no Polo II, uma conferência e uma mostra de projetos de investigação sobre Inovação Tecnológica no Desporto.

Na terça-feira, 9, o Polo III (Anfiteatro da Subunidade 3 da FMUC) recebe, a partir das 17h30, duas mesas-redondas sobre os “Estudantes-atletas da UC nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2024” (com a presença de Camila Rebelo, Diogo Cancela e Francisca Laia)” e sobre “A importância da Equipa Médica para as comitivas portuguesas em grandes eventos desportivos”.

Quarta-feira, 10, pelas 10h30, no Paço das Escolas, realiza-se a apresentação das equipas da AAC/UC que vão competir nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2024 (andebol masculino, basquetebol masculino e futsal feminino). Também nesse dia, a partir das 11h30, decorre no Pátio das Escolas uma Mega Aula da iniciativa Pausa + Ativa (programa semanal que promove um estilo de vida ativo no local de trabalho), aberta a toda a comunidade académica, com o objetivo de juntar um grande grupo de docentes, investigadores e membros do corpo técnico da UC na realização de exercícios aeróbios e de reforço muscular.

O programa da UC Sports Week até final da semana contempla ainda várias iniciativas online e duas ações abertas a toda a comunidade, que vão decorrer no Estádio Universitário: a aula aberta UC + Ativa (quinta-feira, dia 11, pelas 18h00) e o passeio velocipédico Rota UCicletas (domingo, dia 14, a partir das 10h00).

“Preparámos um programa diversificado com o objetivo de despertar o interesse de todos pela prática desportiva. Nesta primeira edição, explorámos mais a ligação do desporto às ciências e tecnologia e à medicina, com uma grande ajuda da FCDEFUC, FCTUC e FMUC, mas o objetivo desta semana é que em cada ano possamos estreitar a relação do desporto com diferentes áreas do saber”, explica a Pró-Reitora da UC para o Desporto, Filipa Godinho.

“Estou certa de que este será um importante impulso para que mais sinergias possam ser estabelecidas entre as várias áreas do saber no futuro, potenciando o desporto a nível local, nacional e internacional. A Universidade de Coimbra tem desempenhado um importante papel ao nível da promoção da prática desportiva no Ensino Superior, é agora tempo de contribuirmos mais para o desenvolvimento do desporto de forma transversal, através da investigação e da colocação dos conhecimentos da nossa comunidade académica em prática, ‘no terreno’”, completa Filipa Godinho.

O programa completo da primeira edição da UC Sports Week está disponível em https://www.uc.pt/desporto/uc-sports-week/.