Uma bênção das pastas onde as palavras de ordem foram de esperança e “saudade do futuro”

Estudantes da Universidade de Coimbra encheram a Sé Nova da cidade para a cerimónia que é o culminar do percurso académico. A tradicional Bênção das Pastas da Queima das Fitas decorreu no domingo, 16 de junho.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
16 junho, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Ao propor uma “leitura da [palavra] saudade que vai para além da nostalgia e do tom triste de quem se está a despedir de algo”, o bispo de Coimbra, Virgílio do Nascimento Antunes, deixou às centenas de estudantes da Universidade de Coimbra (UC) uma mensagem de “esperança” e um desafio.

“Vocês têm imensas possibilidades de futuro e imensa confiança de se projetarem nesses futuros”, afirmou durante a Bênção das Pastas da Queima das Fitas 2024. A cerimónia, que teve lugar na Sé Nova de Coimbra, chamou estudantes, mas também famílias e amigos, para o culminar do percurso académico.

A cerimónia tradicional da Queima das Fitas, que teve lugar no domingo, 16 de junho, “marca a finalização da licenciatura”, recordou Patrícia Martins. A estudante da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC, estava sentada junto aos colegas, na Sé. Sublinha a importância do “momento em que nos despedimos uns dos outros e do curso”. “Na Universidade encontrei uma família, aprendi que estudar é muito mais que ler um livro ou um artigo”, acrescenta, de capa e batina e pasta ainda fechada com as fitas castanhas da cor da faculdade, na cerimónia que considera ser “uma parte importante para qualquer estudante”.

Mais à frente, junto aos estudantes da Faculdade de Economia da UC, com as fitas brancas e vermelhas, está sentado Samuel Silva. “É o culminar de um ciclo”, defende. Depois de um “trajeto positivo, com altos e baixos, mas sempre a aprender”, o estudante acredita que a Bênção das Pastas é “um momento de reflexão, para no futuro recordar”.

E para que “a esperança” não seja considerada “uma palavra vã nem uma abstração”, mas sim um “alimento para o futuro”, Virgílio do Nascimento Antunes sublinhou a importância de todos os estudantes se “projetarem no futuro”.

Mais informações sobre a Queima das Fitas 2024 aqui.