Universidade de Coimbra acolheu a final do +Debate AEEP

Cerca de 80 alunos do ensino secundário participaram no 1.º Torneio de Debate. Os jurados, estudantes de mestrado e de doutoramento da Universidade de Coimbra, selecionaram a equipa do Colégio da Nossa Senhora do Rosário (Porto) para representar Portugal na fase europeia.

Ana Bartolomeu
20 janeiro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) foi a anfitriã da final do 1.º Torneio +Debate AEEP. Organizado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), a iniciativa teve como objetivo estimular o debate entre alunos do ensino secundário.

Depois de uma primeira fase de seleção, cerca de 80 alunos, vindos de todo o país, disputaram a fase final na UC. Este primeiro torneio, em que se deu voz aos jovens, “excedeu as nossas expetativas na qualidade e no empenho”, defendeu o Presidente da AEEP, António Sarmento. “O que pretendíamos era criar uma consciência de participação e uma consciência cívica e de intervenção na sociedade”, acrescentou o responsável, seguro de que o objetivo foi cumprido.

A democracia como sistema de governo, a criação de um rendimento básico universal e o aumento da despesa pública foram os temas abordados pelos jovens. A final foi disputada pelo Colégio de São Tomás (Lisboa) e pelo Colégio da Nossa Senhora do Rosário (Porto) que debateram a moção “Os pais devem poder escolher sem custos o projeto educativo para os seus filhos, seja público ou privado”.

A Vice-Reitora para os assuntos académicos e atratividade de estudantes pré-graduados da UC, Cristina Albuquerque, garante que “a Universidade de Coimbra está sempre disponível para promover iniciativas deste teor” porque considera que todos os níveis de ensino trabalham para um mesmo objetivo, o da “construção de uma educação de qualidade e de um ensino que valorize a capacidade de pensar”.

Os debates foram avaliados por estudantes de mestrado e doutoramento da Universidade de Coimbra, promovendo assim um maior envolvimento entre o ensino secundário e o Ensino Superior. O grande vencedor foi o Colégio da Nossa Senhora do Rosário (Porto) que tem agora como próximo desafio o de representar Portugal na fase a nível europeu, organizada pelo ECNAIS – European Council of National Associations of Independent Schools.

“São todos vencedores os que participaram na construção desta dinâmica de cidadania que se efetiva nesta troca argumentativa, neste respeito pelo outro, nesta cooperação que precisamos tanto nas sociedades atuais”, concluiu Cristina Albuquerque.