Universidade de Coimbra adere à Plataforma Portuguesa para a Integridade

A plataforma enfatiza a anticorrupção e a boa governação como pilares fundamentais de uma economia global sustentável e inclusiva, em linha com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes da Agenda 2030 da ONU.

Milene Santos
18 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de aderir à Plataforma Portuguesa para a Integridade (PPI), uma iniciativa criada, em 2019, no âmbito da campanha anticorrupção da Global Compact Network Portugal e da Associação Portuguesa de Ética Empresarial e que visa o desenvolvimento estratégico de projetos e iniciativas com impacte efetivo na sociedade.

O PPI surgiu como um apelo do setor privado aos governos para que promovam medidas anticorrupção e implementem políticas que estabeleçam sistemas de boa governação. A Call to Action exortou os governos a enfatizar a anticorrupção e a boa governação como pilares fundamentais de uma economia global sustentável e inclusiva e incluí-los como princípios importantes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O combate à corrupção, em todas as suas formas, é um dos 10 Princípios do United Nations Global Compact e uma das Metas do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes da Agenda 2030 da ONU. Este objetivo pressupõe a criação de uma economia global mais sustentável e transparente, nomeadamente através da redução significativa dos fluxos ilegais, financeiros e de armas, da redução substancial da corrupção e do suborno em todas as suas formas e do desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

A adesão da UC à Plataforma Portuguesa para a Integridade aconteceu hoje, 18 de abril, com a assinatura da carta de compromisso durante o Forúm para a Integridade, evento que acontece no âmbito da ESG Week 2023.