Universidade de Coimbra alia-se à iniciativa "Setembro Dourado"

Em setembro, mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, a Universidade de Coimbra volta a apoiar a iniciativa promovida pela Associação Acreditar.

15 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

De fundo branco, com um laço dourado, é assim que se assinala o Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico. O Setembro Dourado é promovido pela Associação Acreditar – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro e, mais uma vez, conta com o apoio da Universidade de Coimbra (UC).

De acordo com a organização, o laço de cor dourada representa “a força, coragem e resiliência de quem vive a doença cedo demais”. Por ano, surgem em Portugal cerca de 400 novos casos de cancro infantil, com a taxa de cura a rondar os 80%.

Em 2022, a iniciativa pretende chamar a atenção para as dificuldades que existem “na inclusão e readaptação dos que sobrevivem à doença na vida escolar e profissional e que muitos destes jovens ficam com sequelas físicas e emocionais”, acrescentam.

O Setembro Dourado insere-se na campanha internacional Ligth It Up Gold, criada pela Childhood Cancer Internacional, uma associação que representa mais de 180 organizações de pais, crianças e jovens com cancro em 90 países.

Até ao final do mês, a UC junta-se assim a outras entidades que, um pouco por todo o mundo, apoiam a causa.