Universidade de Coimbra assinala Dia Mundial da Visão com palestras

O tema escolhido para o Dia Mundial da Visão 2021 é "Ama os Teus Olhos".

MS
Milene Santos
11 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

Na segunda quinta-feira do mês de outubro celebra-se o Dia Mundial da Visão.

Para assinalar a data, o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), promove as palestras "À conversa com...", no próximo dia 14, pelas 18h00, no Laboratório Chimico, do Museu da Ciência.

A sessão vai contar com as participações de João Pedro Marques, que discutirá factos e mitos sobre a visão, causas de cegueira reversível e irreversível e apontará conselhos para melhorar a saúde ocular; e Francisco Ambrósio, que vai abordar as metodologias utlizadas em Investigação Científica, nomeadamente na Universidade de Coimbra, para compreender melhor as doenças que afetam os olhos, assim como o desenvolvimento de novas terapias.

O Dia Mundial da Visão é uma iniciativa conjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) que pretende chamar a atenção da população para a importância da visão e para a prevenção dos problemas relacionados com a visão, como a cegueira e a deficiência visual. O tema escolhido para o Dia Mundial da Visão 2021 é "Ama os Teus Olhos" ("Love Your Eyes").

As palestras são organizadas pelo iCBR, membro do consórcio CIBB (Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia – Laboratório Associado), a Associação para Investigação Biomédica em Luz e Imagem (AIBILI), a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC).

Sinopse das palestras

“Factos e Mitos sobre a Visão”, João Pedro Marques

Desde o ano 2000 que todos os anos, na segunda quinta-feira de Outubro, se celebra o Dia Mundial da Visão. Este dia tem como objetivo alertar a população em geral para a importância da saúde ocular. Nesta palestra serão discutidos factos e mitos sobre a visão, causas de cegueira reversível e irreversível e conselhos para melhorar a saúde ocular.

“Doenças da visão: investigar o que não pode ser investigado em humanos”, por Francisco Ambrósio

Muitas das terapias que são utilizadas atualmente no tratamento de doenças oftalmológicas resultaram de investigação fundamental, assim como da avaliação de potenciais terapias, que não se poderia realizar em humanos.

Os modelos in vitro e os modelos animais são ferramentas fundamentais para compreender melhor as doenças que afetam os olhos, assim como para o desenvolvimento de novas terapias.