Universidade de Coimbra e Instituto Português da Qualidade celebram protocolo de cooperação

Acordo visa cooperação entre a UC e o IPQ nos domínios da metrologia [ciência das medições] e da atividade de normalização [estabelecimento de normas].

R(
Rui Marques Simões (texto)
A(
Ana Bartolomeu e Karine Paniza (vídeo)
10 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

A Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) celebraram esta quarta-feira (dia 10) um protocolo de cooperação. O acordo foi assinado pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Presidente do IPQ, João Pimentel, numa cerimónia realizada na Sala do Senado.

O protocolo visa a cooperação entre a UC e o IPQ “em todas as áreas em que as duas instituições tenham interesse em associar as suas competências específicas”, nos domínios da metrologia [ciência das medições] e da atividade de normalização [estabelecimento de normas].

Entre outros aspetos, o acordo tem em vista que as instituições alinhem “as suas estratégias e agendas de investigação”, consolidando “responsabilidades e interesses comuns nos domínios da metrologia fundamental e aplicada e dos contextos de formação nos domínios da metrologia” e que promovam “um conjunto de ações conjuntas no domínio da atividade de normalização” para “promover um conhecimento mais profundo do acervo normativo nacional”.

Além do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e do Presidente do IPQ, João Pimentel, a cerimónia de assinatura do protocolo contou com a intervenção do Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos.