Universidade de Coimbra e Our Watch Leads partilham resultados da tecnologia CITIZEEN

A tecnologia desenvolvida procura promover o envolvimento dos cidadãos com a preservação da natureza em cidades e estimular a atividade física e mental de adultos mais velhos.

08 agosto, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) e a Our Watch Leads (OWL) celebraram, no passado dia 20 de julho, um Acordo de Partilha de Resultados de uma tecnologia relacionada com mapeamento por satélite de espaços verdes e azuis na cidade e moderação de dados de Citizen Science. Designada por CITIZEEN, a ferramenta foi desenvolvida pelo Freshwater Ecology Lab do MARE/ Departamento de Ciências da Vida/ FCTUC (através das investigadoras Maria João Feio e Sónia Serra) e pela OWL em colaboração.

Este acordo surge na sequência de financiamento atribuído pela União Europeia no âmbito do programa Horizon 2020 Research and Innovation, no contexto de um projeto intitulado Pilots for Healthy and Active Aging (Pharaon), que visa a promoção de um envelhecimento mais ativo e saudável.

A tecnologia desenvolvida diz respeito a uma aplicação digital para utilização em dispositivos móveis que se propõe a promover o envolvimento dos cidadãos com a preservação da natureza em cidades, e estimular a atividade física e mental de adultos mais velhos.

Este projeto entre a UC e a OWL compreende um passo promissor no sentido da aproximação material e contínua entre o universo científico e o tecido empresarial da cidade, com vista ao reforço comum da competitividade a nível nacional e internacional dos intervenientes.

A OWL é uma start-up concentrada na democratização do acesso à observação terrestre por satélite, fornecendo dados atualizados e quantificáveis aos setores da construção, imobiliário e cidades inteligentes.