Universidade de Coimbra entre as melhores universidades do mundo nas cinco grandes áreas avaliadas pelo QS World University Ranking by subject

05 março, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra volta a distinguir-se na edição de 2021 do ranking internacional QS World University Ranking by subject que avalia instituições de todo o mundo segundo indicadores como reputação académica, reputação entre empregadores e citações por publicações científicas.

Nas cinco grandes áreas de conhecimento avaliadas- Artes & Humanidades, Engenharia & Tecnologia, Ciências da Vida & Medicina, Ciências Naturais, e Ciências Sociais & Gestão- a Universidade de Coimbra volta a figurar no top 500 de todas as áreas, sendo a área Engenharia & Tecnologia aquela em que a instituição obteve uma melhor classificação.

O ranking QS World University Ranking By subject analisa também o desempenho das instituições em 51 áreas de estudo sendo que a Universidade de Coimbra alcançou o top 500 em 30 destas áreas. Nesta edição de 2021, a Universidade de Coimbra, por comparação à edição anterior, melhorou a sua posição nas áreas de estudo de Agricultura e Floresta, Estudos de Gestão e Negócios, Educação e Sociologia.

A nível nacional, a Universidade de Coimbra foi a melhor instituição nas áreas de estudo da Arqueologia e da Psicologia.

A metodologia utilizada pelo QS by Subject integra indicadores que resultam da aplicação de inquéritos a empregadores e a peritos académicos, bem como indicadores bibliométricos da base de dados Scopu /Elsevier. Na edição de 2021, o QS World University Rankings by subject avaliou 1453 universidades de todo o mundo.

Estes resultados demonstram, uma vez mais, o bom desempenho da Universidade de Coimbra a nível mundial.