Universidade de Coimbra escolhe mostrar quem é durante a 19º Semana Cultural

A Semana Cultural foi apresentada no Pólo 0 da universidade, na rua da Sofia.

17 fevereiro, 2017≈ 4 mins de leitura

Saber quem somos é uma tarefa difícil que requer muita reflexão. Imagina então quando a sua história recua 727 anos. Para tentar desvendar um pouco dessa identidade a 19ª semana cultural da Universidade de Coimbra (UC) tem como tema “Quem somos?”.

A apresentação do evento teve lugar no Colégio da Graça no dia 17 de fevereiro . O local escolhido contempla um significado histórico “por ser considerado Pólo zero da universidade” explica a vice-reitora da UC, Clara Almeida Santos. Depois de passar mais de dois séculos de sua história sem estar fixa em um só local, foi no século XVI quando o rei Dom João III decidiu fixar, finalmente, a universidade na cidade de Coimbra.

Nesta mesma época o rei mandou que fossem construídos cerca de 20 colégios por toda a Rua da Sofia e também na zona da Alta Universitária. “Uma ousadia urbanística que rompia a malha medieval presente na Baixa de Coimbra” e a escolha do Colégio da Graça para o lançamento desta semana cultural é “um regresso simbólico a raiz de quem é a Universidade de Coimbra”, destaca a vice-reitora.

De 1 de março a 28 de abril, a UC vai promover mais de 80 iniciativas incluindo espetáculos, exposições, conferências, debates e oficinas.  São ao todo mais de 30 espaços, não só  relacionados a própria universidade, mas também a outros equipamentos culturais da cidade como a Casa da Esquina, Casa das Artes Bissaya Barreto, Casa da Escrita entre outras.

A Universidade de Coimbra hoje é “feita de pessoas que se tornam as verdadeiras construtoras dessa casa que a universidade representa”, ressalta Clara Almeida Santos.

“Todos estes eventos acabam por enriquecer a vida cultural principalmente na zona da Praça da República “, afirma o diretor do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Fernando Matos Oliveira. O diretor aproveitou ainda para sublinhar a participação do pianista ucraniano Lubomyr Melnyk convidado da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) para o concerto realizado no TAGV a 10 de março, em comemoração aos 31 anos de história da RUC.

19ª Semana Cultural

A novidade para este ano vai ser o um bilhete especial do TAGV que dá acesso a três espetáculos pelo custo de 20 euros e ainda o direito a um desconto de 10% no custo de outros espetáculos. Estes bilhetes especiais já estão a venda e podem ser comprados na bilheteira do TAGV.

A 19ª semana cultural da UC conta também com o patrocínio do projeto Santander Universidades. Saiba mais sobre a programação aqui.

Reportagem de Fabíola Pretel, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.