Universidade de Coimbra integra a recém-criada Rede de Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

As instituições que integram a Rede de Sustentabilidade comprometem-se com a construção de sociedades sustentáveis, alinhando as suas atividades com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

22 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© Filipe Amorim

Acaba de ser criada a Rede de Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, da qual a Universidade de Coimbra (UC) é membro fundador.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, destaca que "é de forma comprometida e empenhada que a Universidade de Coimbra se associa a mais esta iniciativa promotora da sustentabilidade no ensino superior". "Estando profundamente alinhados com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e mantendo fortes laços com as nossos congéneres do mundo lusófono, acreditamos que este projeto pode ser bastante frutífero para todos.”, refere ainda o responsável.

Trinta e quatro instituições de ensino superior de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste manifestaram o seu inequívoco interesse em aderir a esta Rede. Desta forma, as instituições de ensino superior assumem uma posição de centralidade dado o seu papel na formação das futuras gerações e a sua missão de produzir conhecimento e tecnologias, devendo ser exemplos de sustentabilidade para a sociedade. Os países e regiões de língua portuguesa apresentam uma condição ímpar para influenciar a promoção da sustentabilidade em escala global, com base na rede de instituições e organizações que promovem o ensino superior no espaço da língua portuguesa na África, na América Latina, na Ásia e na Europa.

Reconhecendo essa condição, as instituições que integram a Rede de Sustentabilidade comprometem-se com a construção de sociedades sustentáveis, alinhando as suas atividades com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, e articulando sempre que possível entre si, com base num conjunto de seis princípios: compromisso institucional; promoção da ética para a sustentabilidade; atuação na implementação da sustentabilidade; disseminação do conhecimento; cooperação e parcerias e ainda transferência de tecnologia.

A cerimónia de lançamento da Rede de Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa aconteceu esta quarta-feira, dia 22 de novembro, na 13.ª Conferência FORGES.