Universidade de Coimbra mostra obra de Armanda Passos

O quadro vai também estar exposto, fisicamente, durante os próximos três dias na Sala das Armas (Reitoria da UC).

17 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

Hoje, dia 17 de fevereiro, celebra-se o aniversário da pintora Armanda Passos. Neste sentido, a Universidade de Coimbra (UC) dá a conhecer digitalmente, no dia do nascimento da pintora, a obra que tem à sua guarda e na Reitoria da UC apresenta-se essa pintura a óleo selecionada para o seu livro recentemente editado pela Fundação Champalimaud.

Para além da mostra digital, a UC tem exposto fisicamente, durante os próximos três dias, o referido quadro na Sala das Armas, juntamente com o livro retrospetivo sobre a pintora, editado pela Fundação Champalimaud.

Armanda Passos (17 de fevereiro de 1944 - 19 de outubro de 2021) é considerada uma das principais artistas plásticas portuguesas das últimas décadas. Licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes do Porto, cidade onde sempre viveu.

Dotada de uma imaginação poderosa criou um universo próprio e paralelo, de cores intensas e fortes contrastes, marcado pelas suas inconfundíveis mulheres que enchem as telas e partilham o espaço com animais híbridos e fantásticos, que escapam a qualquer catalogação. Armanda Passos "não tinha modelo, não pertencia a movimentos, não alimentava estratégias, não tinha outra finalidade que não entregar-se ao mundo que a habitava" (Lídia Jorge, 2022).

Expôs os seus trabalhos ininterruptamente desde 1976, em mostras individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, tendo sido escolhida para representar o país em certames como a Portuguese Contemporary Artists, no World Trade Center (EUA, 1985), V Biennal of European Graphic Art (Alemanha, 1988), Exposition Internationale de la Gravure – Intergrafia 91 (Polónia, 1992) e Centre de la Gravure et de l’Image Imprimée (Bélgica,1992).

A sua obra está representada nas mais importantes coleções de pintura portuguesas como o Museu do Chiado, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, Fundação Champalimaud, Museu Coleção Berardo, Coleção Millennium BCP e Coleção de Arte Contemporânea do Estado, todos em Lisboa; o Museu de Serralves, no Porto, o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, ou Museu do Douro, no Peso da Régua.

Um ano após a sua morte, foi homenageada pela Fundação Champalimaud com a primeira exposição retrospetiva de pintura a óleo.

Armanda Passos foi condecorada no Dia de Portugal (CCB, 2012) com a Comenda da Ordem do Mérito e a título póstumo (2022) com o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada.

Texto de Luísa Trindade, FLUC e CES UC