Universidade de Coimbra recebe a apresentação da coleção Utopia e Conhecimento II

A iniciativa vai contar com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

MS
Milene Santos
07 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© Felippe Vaz

A Universidade de Coimbra (UC) acolhe, no próximo dia 14 de novembro, a apresentação da 2.ª edição da colecção Utopia & Conhecimento, composta exclusivamente por obras de autoras femininas.

A apresentação da coleção vai contar com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. A sessão de abertura estará a cargo do Reitor da UC, Amílcar Falcão, seguindo-se uma conversa sobre a coleção Utopia & Conhecimento II com as intervenções de Elvira Fortunato, de Claúdia Cavadas, Vice-Reitora da UC para as áreas da Investigação e 3.º Ciclo, de Ana Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, de Luís Gomes (Artes & Letras), curador da coleção, de Manuel Carvalho, diretor do jornal Público, e de João Pinto de Sousa, da editora A Bela e o Monstro. Do programa faz ainda parte um debate com estudantes acerca da temática "Pensar a Europa".

O evento vai ter lugar no Anfiteatro 2 do Student Hub (Edifício da FMUC, Polo I), a partir das 14h30, e terá transmissão em direto no canal Youtube da Universidade de Coimbra. Para participar presencialmente é necessária inscrição, através do formulário disponível em: https://ls.uc.pt/index.php/696377?lang=pt

A coleção, composta por sete obras, resulta de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o jornal Público, a Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação e a editora A Bela e o Monstro, com curadoria de Luís Gomes (Artes & Letras). Pela escassez de publicação feminina nas áreas do conhecimento, a coleção assume particular importância e procura representar uma multiplicidade de formas de entender o Mundo, enquanto contributo à reflexão de como europeus pensamos a Europa e a Humanidade em geral.

Mais informações sobre a coleção Utopia & Conhecimento II está disponível aqui.

N.º Título Autor

Data de saída

1
A Agonia da Europa
Maria Zambrano 13-out-22
2 Reflexões sobre as causas da Liberdade e da Opressão Social Simone Weil 20-out-22
3 Valentina George Sand (Amandine Lucile Dupin) 27-out-22
4 Reforma ou Revolução
Rosa Luxemburgo
3-nov-22
5 Claro Escuro_Contos Grazia Deledda 10-nov-22
6 O Existencialismo e a sabedoria das nações
Simone Beauvoir
17-nov-22
7 A saudade portuguesa Carolina Michaellis 24-nov-22