Researcher´s Day promove o debate entre doutorados na Universidade de Coimbra

20 novembro, 2020≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, é promovido o “Researcher´s Day”, iniciativa que pretende reunir investigadores doutorados da Universidade de Coimbra.

“Emprego Científico, Desenvolvimento de Carreira e Avaliação dos Investigadores” é o tema da iniciativa, que, durante uma manhã, irá colocar estes temas em debate e apresentar alguns exemplos e pontos de vista. O evento vai contar com a participação de Séverine Le Bras, da Universidade de Copenhaga, que vai apresentar o International Postdoc Leadership Program, um programa que fornece ferramentas para os investigadores seguirem carreiras de líderes em investigação; e de José Oliveira Martins, investigador, professor auxiliar e coordenador de uma Unidade I&D da UC.

No “Researcher´s Day” haverá ainda lugar para apresentar os desafios e oportunidades da Investigação na Universidade de Coimbra, por Cláudia Cavadas, Vice-Reitora para a Investigação e Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC).

Para além destas apresentações, na segunda parte do evento, estão programados quatro grupos de discussão com diferentes temas: 1) Modelos de emprego científico e financiamento da investigação; 2) Avaliação da investigação e dos investigadores; 3) Desenvolvimento de carreira; 4) Carreiras alternativas para investigadores doutorados.

Todas as sessões vão contar com um espaço para perguntas, debate e troca de ideias e de experiências entre os investigadores. Para melhor caracterizar os investigadores da UC, a sua situação atual e necessidades, a Iniciativa Postdocs@UC lançou um desafio aos investigadores: preencherem um questionário que será analisado também durante o evento.

O evento é gratuito, mas a inscrição é obrigatória. Mais informações e inscrições aqui.

O evento, organizado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar e pela Iniciativa Postdocs@UC, será online, via zoom, e em inglês.

iiiUC