Universidade de Coimbra lança iniciativa interdisciplinar na área do Espaço

O lançamento público da Iniciativa Interdisciplinar para o Espaço, UC.Space, terá lugar online no próximo dia 5 de julho, pelas 15h00.

01 julho, 2021≈ 4 mins de leitura

Intensificar a investigação espacial na Universidade de Coimbra (UC), contribuindo para a resolução de grandes desafios, como a compreensão das dinâmicas climáticas e pressão sobre os ecossistemas, a meteorologia espacial ou habitabilidade em Marte, são apenas alguns dos objetivos da “UC.Space”, iniciativa interdisciplinar que junta investigadores e investigadoras de diferentes áreas científicas.

Acabada de lançar pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC), a “UC.Space” pretende assim potenciar uma estratégia colaborativa no universo UC, de modo a contribuir para o desenvolvimento de investigação inter e transdisciplinar de excelência na área do Espaço Sideral e Observação da Terra.

De acordo com a Diretora do IIIUC e Vice-Reitora para a área da investigação, Cláudia Cavadas, «pretende-se que a Iniciativa UC.Space constitua uma forma agregadora, colaborativa e eficiente, com ligações a instituições de investigação de referência nacionais e internacionais, e ainda a outras entidades nomeadamente com a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), ESA, NASA, entre outras, capaz de potenciar a investigação da UC na área do Espaço».

Sob o lema ‘Exploration drives change’, a UC.Space reúne quatro grandes áreas de investigação: “Observação da Terra”, “Espaço”, “Tecnologias e Instrumentação” e “Gestão, Ética e Sustentabilidade”.

O grupo Observação da Terra centra-se na exploração de dados de observação da Terra para fins científicos (ecologia, geociências, arqueologia, etc.) e operacionais, com forte ênfase no desenvolvimento de novas metodologias capazes de lidar com os desafios colocados pelo novo paradigma do ‘Big Data’.

Na área do “Espaço”, explora-se a astronomia e a astrofísica, as ciências planetárias, origem e evolução do Universo, assim como a física solar, “Space Weather” (meteorologia espacial) e soluções para setores económicos e societais e Space Debris (lixo espacial).

Já o grupo de “Tecnologias e Instrumentação”, centrado no “New Space”, aposta no desenvolvimento de parcerias interdisciplinares focadas no avanço da exploração espacial e utilização e materiais e conhecimento para benefício da vida na Terra, tecnologia e instrumentação para estudo do espaço (ground- based e Space- based).

Por último, a área de “Gestão, Ética e Sustentabilidade” tem como objetivo desenvolver investigação que ajude a compreender e contribuir para uma gestão ética e sustentável do conhecimento e utilização do espaço, dos dados gerados e recursos aplicados neste domínio. A exploração espacial, em sentido lato, coloca desafios únicos que exigem equipas multidisciplinares em articulação com diferentes entidades públicas, empresas e cidadãos.

A iniciativa UC.Space será apresentada publicamente num evento online na próxima segunda-feira, dia 5, a partir das 15h00. A inscrição para participar pode ser feita em https://surveys.uc.pt/index.php/692543?lang=pt.

Programa da sessão de dia 5 de julho disponível aqui.

Mais informação aqui.

Cristina Pinto