30 anos a abrir caminho para novos profissionais da arquitetura

26 março, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Há 30 anos, a arquitetura estava a dar os primeiros passos no seio das universidades portuguesas. Nessa altura, e depois de Lisboa e Porto, também a Universidade de Coimbra (UC) resolveu criar um curso de arquitetura, no interior do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), tornando-se o terceiro numa universidade pública do País.

Houve um diálogo entre a FCTUC e “o novo curso que se estava a criar”, recorda o diretor do Departamento de Arquitetura (DARQ), José António Bandeirinha que sublinha que, “desde cedo se começou a construir uma ideia de departamento”, com a criação de uma “comissão instaladora, liderada por uma professora do Departamento de Física da FCTUC, Margarida Ramalho”, com esse objetivo. José António Bandeirinha destaca ainda o “apoio inicial da Escola de Belas Artes do Porto, já então Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, através dos professores Fernando Távora, Alexandre Alves Costa, Domingos Tavares e Nuno Portas, na criação deste novo departamento no seio da Universidade de Coimbra”, para a construção do que hoje conhecemos como DARQ.

A Universidade de Coimbra é, para José António Bandeirinha, uma “instituição de Ensino Superior muito coesa”. De acordo com o responsável, nos últimos 30 anos, o DARQ tem beneficiado da “proximidade com outras áreas do saber”. Uma união que, mesmo mantendo a sua “autonomia”, tem sido “extremamente prolífica e muito motivador para nós”, complementa o diretor do DARQ.

“Hoje alargamos os horizontes, abrimos caminhos para o mestrado e a licenciatura em Design e Multimédia, ao mestrado em Arquitetura, Território e Paisagem e um doutoramento que é a ponta avançada da nossa investigação em Arquitetura e muitas mais aberturas teremos energia para fazer, seguramente”, conclui José António Bandeirinha.

 

Mais informação sobre os 30 anos da Arquitetura em Coimbra aqui.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe