Inquérito - Jovens adultos e media: consumos mediáticos e perceções na pandemia de COVID-19 - FLUC

22 abril, 2024≈ 4 mins de leitura

O estudo "Jovens adultos e media: consumos mediáticos e perceções na pandemia de COVID-19" está a ser desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Ciências da Comunicação da FLUC pela doutoranda Maria Luísa Carvalho Carreira, bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT; referência 2022.09732.BD), orientada pela Professora Doutora Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque Amaral (Professora Associada da FLUC).

Tem como principal objetivo compreender os consumos mediáticos de jovens adultos universitários, entre os 18 e os 30 anos de idade, que estudam na Universidade de Coimbra (UC), bem como a sua relação com os media noticiosos, nomeadamente no que respeita a informações sobre a pandemia de COVID-19.

A realização deste inquérito fornecerá, igualmente, informações fundamentais na preparação e aplicação da etapa metodológica seguinte desta investigação de doutoramento, que consiste em entrevistas com grupos de foco, constituídos por participantes do inquérito que manifestem disponibilidade para tal.

Para participar neste estudo, deverá cumprir com os seguintes critérios:

- Ter entre 18 e 30 anos de idade;
- Ser estudante da Universidade de Coimbra, de qualquer Área Científica e Ciclo de Estudos, matriculada/o no presente ano letivo;
- Ser de qualquer nacionalidade, com compreensão oral e escrita de português.

A participação neste estudo é voluntária e consiste no preenchimento de um questionário online, que tem uma estimativa de tempo de preenchimento de 25 minutos, e na indicação de uma eventual disponibilidade para participar numa entrevista posterior com grupos de foco (a entrevista tem o tempo estimado de duração de 60 minutos). Não existem respostas certas ou erradas.

As respostas são totalmente confidenciais e anónimas, de acordo com os regulamentos e leis aplicáveis. Os dados recolhidos serão utilizados para fins unicamente científicos, estando seguros e protegidos no Limesurvey® (hospedado pela Universidade de Coimbra). Estes dados serão conservados por 5 anos após a implementação deste inquérito. Somente as investigadoras envolvidas neste estudo – a doutoranda Maria Luísa Carvalho Carreira e a orientadora Professora Doutora Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque Amaral – terão acesso aos dados.

A privacidade e a proteção de dados estão de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia – Regulamento n.º 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 - aplicável desde 25 de maio de 2018.

Os resultados do presente estudo serão publicados na tese de doutoramento da doutoranda Maria Luísa Carvalho Carreira, podendo, de igual modo, ser divulgados em artigos científicos e apresentações em encontros científicos (congressos, conferências, etc.).

Caso necessite de esclarecer alguma dúvida ou questão relativa a esta investigação, por favor, contacte: Maria Luísa Carvalho Carreira | E-mail: mlcc@student.uc.pt

O inquérito encontra-se disponível em: https://ls.uc.pt/index.php/483383?lang=pt