A poesia salva quintas-feiras normais com livros extraordinários

O segundo evento do ciclo de conversas organizado pela editora Alma Azul no âmbito da Semana Cultural da UC ocorre no dia 21 de abril, na Casa das Caldeiras.

18 abril, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Alberto Pimenta foi o primeiro poeta a ser tema de conversa no evento “Livros extraordinários em quintas-feiras normais”, que ocorre no âmbito da 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), com o tema O Livro | No princípio, era o conhecimento. A ideia surgiu através de Elsa Ligeiro, responsável da editora Alma Azul, com o objetivo de “animar” duas quintas-feiras com dois livros que considera “extraordinários e muito pouco conhecidos”.

O primeiro dia do evento contou com a presença da professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Maria Irene Ramalho. Segundo a docente, “a magia é a poesia” e por isso aceitou o convite para falar sobre Alberto Pimenta. “Ele é um autor enorme, com dezenas de livros publicados”, afirma Maria Irene Ramalho sobre o poeta que tem trabalhos tanto em poesia como em prosa e ainda em “drama, poesia lírica e poesia satírica”.

 

 

“A magia que tira os pecados do mundo”, de Alberto Pimenta, foi a obra escolhida para ser tema de conversa na primeira quinta-feira do evento. A atividade tem como objetivo, “mais do que a valorização do livro, mas sobretudo encontrar leitores para ele”, explica Elsa Ligeiro. Segundo a responsável da editora Alma Azul, o ambiente da conversa também é um fator importante. “A nossa ideia é transformar as conversas e as atitudes à volta dos livros o mais informais possível”. Desta forma, Elsa Ligeiro espera que todos os leitores presentes possam “partilhar ideias”.

O ciclo de conversas continua na próxima quinta-feira, 21 de abril, e vai ser dedicado ao livro “Tentações”, de Pedro Eiras. A aposta de Elsa Ligeiro no ensaio deveu-se ao caráter “inovador e diferenciador na literatura portuguesa”, ao fazer uma relação entre a obra de Marquês de Sade e Raul Brandão, “dois autores que a partida não teriam ligação”, conclui.

“Livros extraordinários em quintas-feiras normais” é organizado pela editora Alma Azul, e a próxima conversa e leitura realiza-se no Bar da Casa das Caldeiras a 21 de abril, pelas 18h30.

Pode conhecer toda a programação da 18ª Semana Cultural em uc.pt/semanacultural e ainda através do facebook, aqui.

 

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Partilhe