Casas abertas para a Semana Cultural

Foi apresentada a programação completa para a 20.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

16 fevereiro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Cerca de 100 iniciativas foram apresentadas no Colégio da Trindade, palco escolhido para o lançamento da programação da 20.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC). Um programa que se inicia a 1 de março e se estende até 28 de abril de 2018, a 20.ª Semana Cultural da UC procura “consolidar a qualidade” das iniciativas durante todo o evento, destaca a vice reitora da UC, Clara Almeida Santos.

“Oh As Casas”,  tema escolhido para 2018,  tem como objetivo explorar e “conciliar a comemoração do ano europeu do património cultural e a realização dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra”, explicou a responsável. Clara Almeida Santos enfatiza que, além de conjugar os dois assuntos, a temática “casa” pretende atentar às questões ambientais que “nos preocupam muito e dizem respeito à casa comum”.

O conceito de casa passa, como esclareceu a vice-reitora, por três dimensões: “casa património, casa corpo e casa mundo”. Com este ponto de partida, da programação foi dado destaque à inauguração das estufas do Jardim Botânico da UC, como uma forma de redescoberta do património, ao Encontro Desportivo Para Pessoas Com Deficiência Intelectual, promovido pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e ao Concerto Solidário, cuja receita vai ser direcionada para a instituição Casa Acreditar.

Clara Almeida Santos sublinhou ainda as duas vertentes da programação, uma alinhada com o Teatro Académico de Gil Vicente, “parceiro fundamental na conceção do programa”, e a outra originada de iniciativas por parte do público e da comunidade estudantil.

A iniciativa recebe o apoio, como tem vindo a acontecer nas últimas quinze edições, do Santander Universidades, que também se fez representar na apresentação pública da programação da 20.ª Semana Cultural. A representante do Santander Universidades, Cristina Dias Neves, acredita que o evento “tem vindo sempre a surpreender”.“É uma programação que cria cultura, precisamente pela variedade de grupos que atuam e das entidades que participam”, enfatiza.

A programação completa da 20.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra por ser encontrada em uc.pt/semanacultural ou em agenda.uc.pt

 

Vittorio Aranha, estudante da FLUC
Partilhe