Com destino à Europa

A Sessão de esclarecimento sobre a entrada dos refugiados na Europa tem lugar a 23 de novembro no Auditório da Reitoria da UC

19 novembro, 2015≈ 3 mins de leitura

“Destino: Europa” é uma sessão de informação e esclarecimento sobre a atual polémica dos refugiados e sua entrada na Europa que procura sensibilizar a comunidade estudantil para esta problemática.

Organizada por estudantes dos núcleos de Antropologia e Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (UC) parte do princípio que “como cidadãos devemos estar conscientes do que se passa no nosso mundo” afirmam os estudantes. Para isso foi desenvolvido “um programa preparado para dar resposta a muitas dúvidas que pairam no ar em momentos de tão grande tensão social e política como este” acrescentam.

A sessão, que conta com o apoio da UC, vai ter como convidados professores e investigadores especialistas  na matéria, bem como instituições que atuam em áreas relacionados com o tema. Como os professores Pedro Góis, Daniel Pinéu e Fernando Florêncio, as  professoras Daniela Nascimento, Licínia Simão e Maria João Guia e a doutoranda Marília Moraes. Contando também com a presença do Grupo Amnistia Internacional de Coimbra e da  Plataforma de Apoio ao Refugiados (PAR).

 

 

Os Temas incluem uma contextualização da situação do conflito político e religioso na Síria e Médio Oriente, do panorama migratório de grandes massas em direção à Europa, dos  direitos humanos dos cidadãos nestes contextos, dos quadros normativos e legais associados, do que qualifica ser-se refugiado ou dos fundos criados para gerir esta crise, da aplicação da lei de asilo na Europa e em Portugal, do processo de integração dos refugiados em Portugal e da dinâmica que se forma num campo de refugiados, entre outros.

A Sessão de esclarecimento sobre a entrada dos refugiados na Europa tem lugar a 23 de novembro às  15h no  Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

 

Partilhe