Guia UC na Sala do Exame Privado: quando as provas eram feitas à noite e à porta fechada

A sala é decorada com 38 pinturas de antigos Reitores da Universidade de Coimbra

21 agosto, 2015≈ 2 mins de leitura

No passado, as provas dos estudantes na Universidade de Coimbra (UC) eram muito diferentes do que agora conhecemos. Os exames orais eram feitos à noite, apenas com o estudante e o júri presentes na sala, que permanecia fechada, e que hoje, por isso mesmo, é conhecida como a Sala do Exame Privado. Decorada com pinturas de antigos reitores, a sala recebeu a primeira reunião a 13 de outubro de 1537. Reunião que juntou o reitor D. Garcia de Almeida e alguns professores, no dia em que se realizou a transferência definitiva da Universidade para Coimbra.

Descubra os segredos escondidos da UC na primeira pessoa. O Turismo UC dispõe de um serviço de visitas guiadas que conta as estórias para além da história da mais antiga universidade portuguesa.

A loja da UC funciona das 8h30 às 19 horas (horário de verão vigente até 31 de outubro) e as reservas podem ser feitas através do email reservas@uc.pt ou pelo telefone 239 242 744/5. Os circuitos turísticos realizam-se diariamente, das 9 às 19h30.

Mais informações no site.

 

Reportagem realizada por Ana Zayara e Thaíssa Neves, estagiárias Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.

Partilhe