Não te livres do livro

Percurso multimédia na Faculdade de Letras da UC para descobrir o papel do livro e questionar os desafios da era digital, a partir de 1 de março.

29 fevereiro, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Viajar entre os livros, numa descoberta – ou redescoberta – de espaços direta ou indirectamente relacionados com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Não te Livres do Livro é um percurso multimédia que é “um pretexto para encontros e cruzamentos interdisciplinares”, explica o docente da FLUC, Sílvio Santos, referindo a Geografia, o Turismo, a História, a História da Arte, a Filosofia, a Literatura, o Jornalismo ou a Paleografia como algumas das disciplinas a cruzar.

É um pretexto para encontros e cruzamentos interdisciplinares

Ao promover a descoberta de livros e de autores, Não te Livres do Livro quer também ser a “experiência de outras linguagens, nomeadamente o áudio e o vídeo, e de outros suportes que nos levam a questionar o conceito e o futuro do livro”, continua o responsável. Sílvio Santos sublinha que os objetivos principais do projeto passam ainda por promover “a promoção da leitura e do livro, a discussão acerca dos desafios que cada vez mais se lhe colocam na era digital, a divulgação do conhecimento produzido na FLUC e da sua oferta formativa, e ainda a abertura do espaço da Faculdade a novos públicos.”

As atividades previstas para a iniciativa incluem, para além do percurso multimédia, que se inicia a 1 de março, no átrio da FLUC e basta levar um telemóvel ou tablet e uns auscultadores. (Mais informações sobre o percurso multimédia, aqui), uma festa do livro. A realizar a 22 de abril, véspera do dia internacional do livro, nesta festa a FLUC vai oferecer livros, desvenda Sílvio Santos. Todas as semanas vão ainda ser divulgadas nas redes sociais da faculdade sugestões de leitura, para todos os interessados.

A FLUC vai ainda ter uma série de entrevistas, realizadas em parceria com a Rádio Universidade de Coimbra, no Teatro Paulo Quintela. A primeira conversa, conduzida por Mariana Oliveira, estudante da FLUC e responsável da RUC, está marcada para 9 de março, com Frederico Lourenço, pelas 16h30. Confirmados já estão também os nomes de Gonçalo Cadilhe, a 16 de março, e o ministro da Cultura, João Soares, a 31 de março.

 

 

Mais informações sobre o evento, aqui.

 

Pode conhecer toda a programação em uc.pt/semanacultural e ainda através do facebook da 18ª Semana Cultural, aqui.

Partilhe