Novo “data center” da Universidade de Coimbra apto para os desafios do futuro

O recém-inaugurado centro de processamento de dados da UC deixa a instituição a postos para os desafios vindouros, numa área em constante mutação.

14 fevereiro, 2019≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra acaba de inaugurar o novo “data center”, ou centro de processamento de dados. O espaço, mais amplo, está também mais modernizado a nível da climatização, da energia e da própria segurança das instalações.

O “coração tecnológico” da UC está agora mais apto para enfrentar os desafios que se colocam numa área que está em mudança permanente, tendo capacidade para albergar equipamentos cada vez mais potentes e exigentes.

No mesmo espaço está também alojado o Navigator, o supercomputador do Laboratório de Computação Avançada da UC, que graças à modernização dos equipamentos e das infraestruturas, pode agora maximizar o seu desempenho e potencialidades.

 

Inauguração do novo "data center" da UC

 

No total, os projetos do “data center” e de implementação do supercomputador tiveram um custo acumulado de 2,17 milhões de euros, financiado 1,22 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro (MAIS CENTRO), em 250 mil euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e os restantes 700 mil euros pela própria UC.

 

François Fernandes e Milene Santos

 

Notícia relacionada: UC tem novo “data center” maior, modernizado e com um supercomputador

Partilhe