UC Exploratório vai ter drive-in no 25 de abril

Às 00h01 do dia 25 de abril, o estacionamento do UC Exploratório vai ganhar uma nova vida, com a projeção do filme "Capitães de Abril".

MC
Maria Cano
MC
Marta Costa
23 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Maria Cano

Surgidos no início dos anos 90, os drive-ins ganharam popularidade durante as décadas de 50 e 60 chegando a existir mais de 4 000 nos Estados Unidos da América, segundo a escola de cinema New York Film Academy.

Em Portugal, assistir a filmes fora das salas de cinema, como é o caso dos drive-ins (cinema ao ar livre assistido dentro de carros) não é habitual. Até agora. A 25 de abril, um minuto depois da meia-noite, o UC Exploratório - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra vai passar o filme “Capitães de Abril”.

“Nós somos experimentalistas”, por isso, “vamos fazer uma estreia do drive-in na madrugada de 25 de abril, à meia-noite e um minuto” no “nosso parque de estacionamento”, explica o diretor do UC Exploratório, Paulo Trincão.

A sessão é gratuita e não necessita de inscrição. Quem estiver interessado apenas precisa de se dirigir ao estacionamento, parar o carro, sintonizar o rádio e apreciar o momento.

Depois da estreia, o objetivo é continuar. “Achámos que ter um drive-in permitiria às pessoas experimentar coisas novas”, refere Paulo Trincão.

Pensado para ser um espaço principalmente para famílias “achámos que se reuniam as condições para produzir uma experiência única em Portugal”, acrescenta o responsável. Nos próximos meses, o UC Exploratório pretende realizar um ciclo de cinema fora de portas com filmes para miúdos e graúdos.

Saiba mais em https://www.exploratorio.pt/25abril2024.