UC Exploratório assinala um milhão de visitantes

Com as portas abertas diariamente, hoje é dia de comemorar no UC Exploratório.

Maria Cano
Ana Bartolomeu
08 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

“É de facto um dia extraordinário e, sobretudo, mostra que a ideia tida há 28 anos pelo professor Victor Gil e pela sua equipa fortaleceu e transformou este espaço num grande Centro de Ciência”. Foi desta forma que o diretor do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Paulo Trincão, assinalou a marca alcançada hoje.

O UC Exploratório atingiu esta sexta-feira, 8 de março, o visitante um milhão. “A feliz coincidência é que o nosso visitante um milhão são os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC)”, disse Paulo Trincão. Mais concretamente, um grupo de crianças do Jardim de Infância dos SASUC.

E o feito deu direto a prémio: a “entrada gratuita durante um ano para os SASUC puderem vir quando quiserem”, anunciou o diretor do UC Exploratório.

Não escondendo a sua satisfação, o administrador dos SASUC, Leonardo Vicente, frisou que o prémio permite complementar o projeto pedagógico dos Serviços de Ação Social da UC, que "já é um projeto disruptivo" e "que visa o desenvolvimento integral das crianças”, com um “conjunto de atividades de cariz científico”.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, deu os parabéns ao UC Exploratório por “esta marca histórica”, referindo que este é um “projeto que deve ser visto pela cidade e pela região como uma ferramenta fundamental para as nossas crianças”.

Aberto todos os dias, o UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra é um espaço de promoção de ciência e da cultura científica, que disponibiliza aos seus visitantes, miúdos e graúdos, várias propostas interativas e de experimentação. Saiba mais sobre o UC Exploratório em https://www.exploratorio.pt/