Novo espaço do UC Exploratório estimula a CriaAtividade

Criar, descobrir, explorar, construir, mas acima de tudo brincar. É possível fazer tudo isto no CriaAtividade, a nova sala do UC Exploratório.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
20 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O colorido da sala não engana, o CriaAtividade é um espaço para brincar. "Não somos uma escola, mas sim um complemento à escola", reforça o diretor do UC Exploratório, Paulo Trincão. Aqui a aprendizagem parte do gosto de cada criança, “do que lhe dá prazer e do que a faz sentir bem”.

No CriaAtividade, o foco da brincadeira é a construção. “Para fazer uma casa, por exemplo, é necessário um trabalho coletivo e aprender a criar aquilo que é fundamental para o método científico: idealização, planificação, experimentação, o erro e a reconstrução”. O objetivo é estimular a atividade criativa, “por isso é que se chama CriaAtividade”, explica o diretor do UC Exploratório.

A própria sessão inaugural contou com "uma multidão de crianças" a usufruir do CriaAtividade, cenário que para o Vice-Reitor para Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, "constitui a melhor prova da relevância do lançamento desta nova valência do UC Exploratório". "O encontro com a Ciência pode ser uma verdadeira festa e uma oportunidade para comunicar e para criar laços", acrescenta. Este novo espaço do UC Exploratório mostra a capacidade que a Universidade de Coimbra tem "para interagir com a comunidade e com as famílias.”

Eis o que pode fazer:

Destinado a bebés e crianças, dos 0 aos 12 anos, o CriaAtividade está dividido em vários espaços, cada um com as peças adequadas às diferentes faixas etárias.

São lançados pequenos desafios para que as crianças comecem a interagir com os materiais que têm disponíveis, “desde construir casas, torres ou pontes suspensas”, explica Aurora Moreira, da direção do UC Exploratório. No CriaAtividade não há erros “no sentido em que não há construções erradas”, acrescenta.

O novo espaço está aberto à comunidade, em grupo escolar ou em família, no horário de funcionamento do UC Exploratório, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 às 18h00.