SCUC 2024 - 50 Anos a Viajar pela Voz das Crianças

A instalação artística feita pelas crianças dos Serviços de Apoio à Infância dos SASUC está patente no UC Exploratório até 9 de março.

Maria Cano
KP
Karine Paniza
02 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Maria Cano

A chuva e o vento não demoveram várias dezenas de crianças da creche e do jardim de infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e respetivos pais de assistirem à inauguração da instalação artística 50 Anos a Viajar pela Voz das Crianças.

Organizada pelos SASUC, a apresentação da iniciativa decorreu no UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra (UC) este sábado, 2 de março, no âmbito da XXVI Semanal Cultural da UC (SCUC).

“Com os 50 anos dos Serviços de Apoio à Infância [dos SASUC] e os 50 anos do 25 de abril”, a instalação artística é uma viagem ao longo de cinco décadas “de formação destas gerações, em pleno uso da voz e, por isso, é uma história contada pela voz das crianças, na perspetiva das crianças e com as crianças como impulsionadoras”, explicou o administrador dos SASUC, Leonardo Vicente.

Tendo as crianças e as suas criações como protagonistas, a iniciativa de “cariz artístico” apresenta-se como uma “espécie de cápsula do tempo através da voz das crianças”.

Eis o que pode fazer:

Sempre com a voz como pano de fundo, ou não fosse este o tema da SCUC 2024, a instalação artística pode ser visitada até ao dia 9 de março no UC Exploratório.

E porquê a escolha deste local? “O Exploratório desde há muito que participa na Semana Cultural [da UC] com atividades de vários tipos” e receber esta iniciativa é “uma continuidade e um aprofundamento de um trabalho e de uma colaboração que tem dado frutos muito positivos nos últimos anos”, realça o diretor do espaço, Paulo Trincão.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

50 Anos a Viajar pela Voz das Crianças | Instalação Artística

UC Exploratório - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra

No âmbito da celebração dos 50 anos dos Serviços de Apoio à Infância dos SASUC, queremos apurar os sentidos, despertar curiosidades e incentivar o vínculo das crianças com a natureza. Queremos percorrer com as nossas crianças, um caminho para a sustentabilidade dando voz às suas descobertas e ao seu envolvimento com a natureza. As crianças e famílias irão envolver-se no programa UC.Plantas, adotando e cuidando de uma planta até ao final do ano letivo. Será realizada uma instalação artística, com a memória coletiva de todas/os que fizeram parte da nossa história.

Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra

Todos os públicos