QueimAPP – chegou a primeira aplicação mobile dedicada à Queima das Fitas

A aplicação foi desenvolvida no âmbito da cadeira de Processos de Gestão e Inovação da Licenciatura em Engenharia Informática da FCTUC.

09 janeiro, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

Aproveitar todas as iniciativas que decorrem durante a Queima das Fitas nunca foi tão fácil. Agora está à distância de um aparelho mobile.

“O QueimAPP é uma aplicação mobile que serve para todo o evento que é a Queima das Fitas”. A ideia de seis estudantes da Licenciatura em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) passou por “representar tudo o que é a Queima das Fitas”, explica Hugo Brink, um dos elementos da equipa.

O estudante conta que o objetivo é que o utilizador possa “ter acesso a toda a informação relativa a atividades culturais desportivas e tradicionais da Queima”. A aplicação é inovadora, na ótica da equipa e leva a que os estudantes “possam ter acesso a toda a informação junta numa mesma plataforma”.

De momento, a aplicação conta com uma seção para “atividades, com notícias e um calendário”. “Qualquer alteração de horário, data de atividade ou qualquer mudança súbita, o utilizador receberá uma notificação e vai poder estar sempre a par de tudo”, explicam. Posteriormente, Hugo Brink desvenda que os estudantes querem ter também um mapa interativo.

“Nesta fase, estamos a tratar do design”, acrescenta, “para que esteja tudo pronto para a Queima”. A previsão para a QueimAPP estar completamente operacional é cerca de dois meses antes das Noites do Parque, em maio, já que, de acordo com o estudante, “é nessa altura que começam as atividades”.

Quanto à organização da festa, Hugo Brink revela que a Comissão Organizadora da Queima das Fitas se mostrou muito recetiva ao trabalho da QueimAPP e vai “disponibilizar toda a informação” à plataforma.

A QueimAPP já está disponível para download na Play Store numa versão beta e está a receber feedbacks do público em geral para que em maio, altura da Queima das Fitas, a aplicação se encontre completamente operacional.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe