TAGV apoia projeto internacional para jovens atores

O Capital, espetáculo encenado pela École des Maîtres, estreia a 17 de outubro, no TAGV.

30 julho, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

O Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) recebe pelo quarto ano consecutivo o projeto internacional para jovens atores: École des Maîtres. O projeto vai resultar na peça teatral O Capital, com estreia marcada para o dia 17 de outubro, no TAGV.

École des Maîtres trata-se se um curso de aperfeiçoamento teatral com a duração de um mês e meio, entre agosto e outubro. Destinado a 20 artistas europeus selecionados, sendo quatro deles portugueses, com idades entre os 24 e 34 anos, tem como objetivo unir jovens atores com artistas de renome internacional, de forma a confrontar as diversas práticas de encenação realizadas em diferentes línguas e culturas.

É um projeto europeu que troca experiências entre uma Europa das culturas

O diretor do TAGV, Fernando Matos Oliveria, acredita que a mais valia do projeto é ser formado por pessoas de diversos países, sendo um projeto “multilingue, multinacional e decorre justamente aproveitando o melhor desse encontro para todos os alunos”. Destaca ainda como positivo,  o facto de desenvolver “uma ideia de Europa porque é um projeto europeu que troca experiências entre uma Europa das culturas”.

A 24ª edição do projeto internacional para jovens atores tem a direção do encenador croata Ivica Buljan e conta com o apoio de Portugal, Itália, Bélgica, França, Croácia e Eslovénia. Durante o workshop itinerante é trabalhado o projeto intitulado O Capital, com origem na análise do economista francês Thomas Piketty.

Fernando Matos de Oliveria, afirma que o projeto e a apresentação da peça é “uma ocasião para pensarmos a questão do dinheiro, do capital, da acumulação do capital, das diferenciações que isso produz entre as pessoas e entre as nações”. A relação entre o TAGV e o projeto dá-se, segundo o diretor, devido ao ideal do teatro na procura por um “diálogo entre a sociedade e a universidade, a reflexão e as práticas”.

O Capital estreia no auditório do TAGV a 17 de outubro, às 18 horas, com entrada gratuita, mas lotação limitada. Os bilhetes podem ser solicitados a partir do dia 15 de setembro.

 

 

Reportagem realizada por Ana Zayara, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.

Partilhe